MENU
Exposição coletiva ‘Carne, Raiz e Memória’ celebra o Dia Internacional da Mulher
Por Rádio Energia FM 104.9
Publicado em 19/02/2026 14:22
Macaé

A exposição coletiva “Carne, Raiz e Memória”, que acontecerá de 23 de fevereiro a 10 de março nas Galerias Hindemburgo Olive do Centro Macaé de Cultura, marca a celebração do Dia Internacional da Mulher. A abertura oficial será no primeiro dia a partir das 19h. O espaço estará aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, com o intuito de propor uma reflexão sobre o corpo feminino como território simbólico, orgânico e político.

A mostra reúne obras das artistas Luanny Vidal e Roberta Pimentel, que exploram o feminino por meio da pintura, escultura, técnicas mistas e instalações. Em suas criações, o corpo feminino emerge como matéria pulsante, em constante transformação, expressando memória, emoção e identidade.

Em Luanny Vidal, o corpo fragmenta-se e se reinventa, tornando-se veículo de sensações e sentimentos. Suas pinturas a óleo e esculturas revelam a carne e a emoção como marcas da experiência e da história individual, em um movimento contínuo de autodescoberta.

Já Roberta Pimentel desloca o corpo para o território do arquétipo e do inconsciente. Suas obras — que incluem pinturas, esculturas e instalações — apresentam figuras instintivas e processos de reconstrução, afirmando o feminino como força lúcida, capaz de reconhecer limites e reorganizar seu próprio território.

Entre vulnerabilidade e consciência, emoção e instinto, “Carne, Raiz e Memória” convida o público a contemplar o feminino para além da celebração simbólica, reconhecendo nele raiz, permanência e potência de transformação.

A entrada é gratuita e o Centro Macaé de Cultura funciona na Av. Rui Barbosa, 780.

Artistas
Luanny Vidal é artista visual nascida em Barra de São João e criada no segundo distrito de Cabo Frio, em uma comunidade quilombola que atravessa sua sensibilidade e pesquisa. Sua produção transita entre pintura, ilustração e cerâmica, explorando o corpo, a feminilidade e as experiências subjetivas como território político e poético. Atualmente vive e trabalha em Macaé, onde desenvolve uma obra de caráter autobiográfico, marcada pela intensidade emocional e pela materialização de afetos.

Roberta Pimentel é artista visual macaense. Sua prática investiga o corpo feminino como território simbólico de força, memória e consciência. Entre pintura, instalação e processos performativos, constrói narrativas atravessadas por arquétipos, instintos e estados de reconstrução. Com trajetória marcada pela experimentação em teatro, pintura e dança contemporânea, sua pesquisa afirma o feminino como presença que não se permite diluir.

Comentários