Na noite desta sexta-feira, o Solar dos Mellos foi palco para a celebração do Dia Mundial da Poesia, comemorado em 21 de março. A edição especial do Café Literário, reuniu poetas de diferentes gerações e estilos para homenagear a arte da palavra, com ênfase na participação feminina e na diversidade de expressões poéticas.
A programação trouxe uma mistura de expressões poéticas, desde a mais tradicional como as declamações, até versões mais contemporâneas como o slam e rap, mostrando a riqueza da poesia em suas diversas formas. Entre as convidadas, estavam figuras consagradas da cena poética macaense, como o Coro das Cigarras, coletivo com relevante trajetória no cenário literário da cidade.
A secretária de Cultura, Waleska Freire, ressaltou a importância da poesia na vida das pessoas. "A data de hoje nos convida a mergulhar nas palavras e a refletir sobre a beleza e a profundidade que elas podem transmitir. A poesia é uma forma de arte que nos conecta com nossas emoções mais íntimas e nos permite expressar o que muitas vezes não conseguimos colocar em palavras."
O curador do projeto, Gerson Dudus, destacou o impacto do evento para Macaé. "É isso que a gente quer, que o Museu seja essa coisa viva, expressiva, pulsante, é importantíssimo as pessoas perceberem que a história se faz, ela está continuando