No próximo domingo, 18 de maio, Rio das Ostras será palco de um importante ato de conscientização: a Caminhada de Prevenção “Faça Bonito”, promovida pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ). A ação, que integra o calendário do Maio Laranja, acontece das 9h às 13h, com concentração na Praça da Telemar, e visa chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
O evento contará com uma ampla programação educativa, incluindo palestras, oficinas e estandes informativos de instituições parceiras, como o Conselho Tutelar, CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), NACA (Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente), Secretaria de Saúde e o importante programa SOS Crianças Desaparecidas, da própria FIA. A ideia é fortalecer a rede de proteção e mostrar que, com informação, acolhimento e denúncia, é possível salvar vidas.
Uma realidade alarmante: os dados sobre violência sexual infantil no Rio de Janeiro
Os números são preocupantes. Segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) e Ministério dos Direitos Humanos, em 2023 o estado do Rio de Janeiro registrou mais de 8.800 casos de violência sexual, sendo que mais de 40% das vítimas tinham entre 0 e 13 anos. A maioria desses crimes ocorre no ambiente familiar, praticados por pessoas próximas, o que torna ainda mais difícil para as vítimas denunciarem.
Em nível nacional, o Brasil contabiliza um caso de violência sexual contra crianças ou adolescentes a cada 10 minutos, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Maio Laranja surgiu justamente para jogar luz sobre essa realidade silenciada, incentivando o debate público e a criação de políticas públicas efetivas.
FIA-RJ e a importância da mobilização
A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) é referência no estado no trabalho de proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Com projetos como o SOS Crianças Desaparecidas e ações itinerantes de prevenção, a instituição tem desempenhado um papel essencial, especialmente em cidades do interior como Rio das Ostras, que têm se beneficiado dos serviços oferecidos pela fundação.
Além de ser um espaço de conscientização, o evento do dia 18 será uma oportunidade para que pais, educadores, cuidadores e toda a comunidade entendam os sinais de abuso, saibam como agir e quais os canais seguros para denúncia.
Denuncie! Você pode salvar uma vida.
A denúncia é um passo fundamental para romper o ciclo da violência. Se você suspeita ou tem conhecimento de um caso de abuso, ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, ligue para o Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima.
Participe! Faça parte dessa corrente do bem.
Data: 18 de maio
Horário: 9h às 13h
Local: Praça da Telemar – Rio das Ostras
Vamos todos vestir o laranja, caminhar juntos e dizer em uma só voz: FAÇA BONITO. PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Para saber mais sobre esse e outros serviços oferecidos pela FIA-RJ e pelas instituições parceiras em Rio das Ostras, acompanhe pelas redes sociais.