A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, deu início na última sexta-feira, 4 de abril, a uma importante operação de combate às ligações clandestinas de esgoto em redes de drenagem. A ação, que começou em Cidade Praiana, será estendida a todas as localidades do município.
A iniciativa contou com o apoio técnico da empresa concessionária Rio+Saneamento. No primeiro dia da operação, foram percorridos 10 km de redes de esgoto e drenagem, com inspeções detalhadas em caixas e postos de vista. Além disso, foram realizados testes com máquina de fumaça e líquido colorido, técnicas eficazes para identificar contribuições irregulares de esgoto nas galerias de águas pluviais.
As ligações clandestinas representam uma séria ameaça à balneabilidade das praias, rios, canais e córregos da cidade, impactando diretamente a saúde pública e contribuindo significativamente para a ocorrência de alagamentos. Esta ação integrada faz parte de um conjunto de medidas implementadas pela atual gestão municipal com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas, melhorar o escoamento das águas pluviais e, crucialmente, preservar os corpos hídricos da região.
“Esse trabalho está acontecendo em conjunto com uma série de outras ações de enfrentamento às chuvas, como a limpeza dos corpos hídricos da Cidade. Estamos nas ruas para minimizar os problemas dos moradores, fiscalizar e orientar”, afirmou Maycon Prata, presidente do SAAE.
Nesta fase inicial da operação, o trabalho teve um caráter principalmente orientativo. Foram identificadas e autuadas cinco ligações irregulares, e as equipes visitaram quatro estabelecimentos comerciais e 28 residências, buscando conscientizar e regularizar as situações encontradas.
A Prefeitura de Rio das Ostras enfatiza que a colaboração ativa da população é fundamental para o sucesso desta importante ação. Denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas diretamente ao SAAE pelo telefone (22) 2771-6422.