Búzios Celebra a Cultura Caiçara com Semana de Festividades
Três dias de evento valorizam tradições, gastronomia e arte da comunidade local
Por Monica Puga
Publicado em 08/04/2025 12:48
Búzios
Búzios celebra a rica cultura caiçara com três dias de festividades, incluindo música, cortejos e gastronomia tradicional.

A Prefeitura de Búzios, por meio das Secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico e da Mulher, promove, de quinta-feira (10) a sábado (12) de abril, a Semana das Caiçaras. O evento oferecerá três dias de programação rica e diversificada, com o objetivo de valorizar as tradições, a gastronomia e as diversas manifestações artísticas da comunidade caiçara local.

A celebração resgatará os saberes e costumes da comunidade através de apresentações musicais, cortejos vibrantes, a tradicional puxada de rede e a instalação de barracas com deliciosas comidas típicas da região.

A abertura oficial da Semana das Caiçaras acontecerá na quinta-feira (10), a partir das 19h, na Escola de Artes e Ofício Zanine, com um acolhedor sarau cultural e a degustação da tradicional sopa de siri.

Na sexta-feira (11), a cidade será tomada por um animado Cortejo Cultural, com a participação de bandinhas que percorrerão as ruas, contagiando a todos com sua música. A concentração terá início às 17h30, na Praça dos Ossos. Logo após o cortejo, a Praça Santos Dumont se transformará em um palco para um show de forró, a partir das 19h.

O sábado (12) começará com a tradicional puxada de rede e um farto café da manhã caiçara na Praia do Canto, a partir das 8h. À noite, a partir das 19h, a Praça Santos Dumont voltará a ser o centro das atenções com diversas apresentações culturais, incluindo um show especial de Leni Morais & Amigos e a encantadora apresentação de cordéis com Cláudio Aragão. No local, o público também poderá apreciar e adquirir artesanato local e saborear as iguarias das barracas de comidas típicas.

Com atrações pensadas para toda a família, a Semana das Caiçaras reforça a forte identidade cultural da comunidade, convidando tanto moradores quanto turistas a mergulharem na rica história e na alegria contagiante deste modo de vida tradicional.

Comentários