A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro realiza, na próxima sexta-feira (06), mais uma edição do projeto Saúde em Ação, desta vez em Armação de Búzios, na Baixada Litorânea. A ação acontece a partir das 10h, na Praça do INEFI, localizada na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, e é gratuita.
O projeto é realizado em parceria com o programa Cozinha Brasil, da Firjan SESI, e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher. A proposta é levar informação prática à população sobre alimentação saudável, prevenção de doenças e aproveitamento integral dos alimentos.
A iniciativa tem como foco principal orientar especialmente mulheres em situação de vulnerabilidade social, mostrando como mudanças simples na rotina alimentar podem ajudar na prevenção de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. Além disso, o projeto também estimula práticas sustentáveis e a economia doméstica, reduzindo o desperdício de alimentos.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, o objetivo é aproximar o conhecimento técnico da realidade das famílias fluminenses. “Queremos mostrar que é possível melhorar a alimentação com escolhas acessíveis e conscientes. São atitudes que impactam diretamente a saúde das famílias e ajudam a prevenir doenças crônicas”, destacou.
A programação contará com duas oficinas gratuitas, com capacidade para até 24 participantes por turma. As atividades serão realizadas das 10h às 12h e das 14h às 16h.
Após a passagem por Búzios, a unidade móvel do Saúde em Ação seguirá para outros municípios do estado, ampliando o alcance das ações de educação alimentar e reforçando a importância da prevenção como caminho para uma vida mais saudável.