Rio das Ostras enfrenta um cenário de alerta máximo devido à passagem de uma frente fria que atingiu a região Sudeste nesta sexta-feira, 4. Em apenas 24 horas, o acumulado de chuva alcançou 115,8 milímetros, segundo dados da Estação de Monitoramento e Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A previsão meteorológica indica que o volume de chuva pode chegar a 250 milímetros até domingo, aumentando o risco de inundações e alagamentos na cidade.
Até o momento, uma família precisou ser desalojada e foi encaminhada para a casa de parentes. As áreas mais afetadas pelas chuvas incluem os bairros Jardim Mariléa, Recreio, Atlântico, Âncora e Cláudio Ribeiro, com o entorno do shopping apresentando diversos pontos de alagamento.
O coordenador Regional da Defesa Civil, Erick Shuller, esteve em Rio das Ostras para acompanhar a situação de perto, já que o município registrou um dos maiores índices pluviométricos do estado. "Tivemos um volume de chuva muito expressivo em apenas uma hora. Porém, o escoamento tem sido rápido, graças a todo o trabalho preventivo feito pela Subsecretaria de Serviços Públicos e outros órgãos. Até domingo, a Defesa Civil estará de prontidão, mobilizada para poder atender a todos os munícipes de forma efetiva", afirmou o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins.
O prefeito Carlos Augusto Balthazar conversou com o governador Cláudio Castro, que reforçou o alerta para o risco máximo de chuvas na região, conforme dados do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (CEMADEN-RJ).
Além das chuvas, a Defesa Civil também alerta para a ressaca no litoral de Rio das Ostras. A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca válido até domingo, com ondas que podem atingir entre 2,5 e 3,0 metros de altura. A população é orientada a evitar o banho de mar e os pescadores são aconselhados a não navegarem durante este período.
Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.