No último domingo (23), o Mercado do Pescador em Búzios foi palco de um movimento cultural da Comunidade Quilombola da Rasa, em comemoração ao Dia Municipal Quilombola. O evento, realizado pela Associação de Remanescentes de Quilombo da Rasa, com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, contou com a presença de diversas autoridades municipais.
Durante o evento, vários grupos culturais do município, de maioria quilombola, apresentaram sua arte, resgatando a história do Quilombo da Rasa. Música, danças e uma roda de conversa sobre a história do povo negro fizeram do evento um marco na busca pelo fortalecimento e valorização da cultura e ancestralidade.
A comemoração do Dia Municipal Quilombola, instituído pela Lei nº 1021 em 10 de setembro de 2014 , é uma importante demonstração de resistência e valorização da cultura quilombola. O evento reforçou a importância de celebrar a história dos povos negros e suas contribuições para a formação da sociedade.
Além de promover um espaço de reflexão e aprendizado, a comemoração do Dia Municipal Quilombola fortaleceu o compromisso com a preservação das tradições, o combate às desigualdades e o respeito à diversidade cultural.