Cabo Frio realizou, nesta quarta-feira (19), a 12ª Caminhada pela Inclusão, que reuniu familiares, amigos e pessoas com síndrome de Down pela principal avenida da cidade até a Praça Porto Rocha. O evento, que marcou o Dia Internacional da Síndrome de Down, contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino, associações de pais e empresários, todos engajados em atividades educativas e manifestações de apoio à causa.
A caminhada foi animada pelo grupo Tambores Urbanos, que tocou música do alto de um caminhão de som. O presidente da APAE de Cabo Frio, Adalberto Pires, destacou que a caminhada representa um passo importante para a inclusão da pessoa com deficiência. "O objetivo da caminhada é chamar a atenção para a importância da inclusão, combater o preconceito e promover a igualdade de oportunidades para pessoas com síndrome de Down", comentou.
O evento também reforçou a necessidade de conscientização sobre a integração da população com deficiência, já que, atualmente, é cada vez mais comum a participação dessas pessoas em diversos setores da sociedade. Segundo o secretário-adjunto de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo, André Luiz Gugu, "devemos nos habituar a ver trabalhadores com deficiência, casamentos de pessoas com síndrome de Down. A inclusão é uma realidade cada vez mais presente".
A falta de conhecimento da sociedade ainda representa um grande obstáculo à inclusão no mercado de trabalho, tornando esse caminho mais desafiador, segundo o secretário de Assistência Social, Flávio Moreira. "A caminhada em prol das pessoas com síndrome de Down é muito importante, e precisamos que temas como inclusão e igualdade estejam sempre em debate", completou.