O clima de festa, emoção e alegria tomou conta do Estádio Municipal Alair Corrêa (Correão) nesta quinta-feira (13) durante a cerimônia de premiação dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), promovida pela Prefeitura de Cabo Frio. O evento coroou o sucesso da edição histórica de 2025, após uma pausa de dez anos, e integrou as comemorações pelo aniversário de 410 anos de fundação da cidade. A programação reuniu centenas de estudantes, professores, familiares e autoridades do município para celebrar o esporte, a educação e o talento dos jovens alunos da rede municipal.
Mais de 2.500 alunos de 13 escolas da rede municipal de ensino estiveram envolvidos nos Jogos Estudantis este ano. De maio a novembro, estudantes de 11 a 18 anos participaram de competições em diversas modalidades, como atletismo, futsal, voleibol, handebol, basquete, queimado, tênis de mesa, natação e cheerleader, promovendo a integração, espírito esportivo e a revelação de novos talentos.
A cerimônia de premiação teve início com a mostra competitiva das equipes de cheerleaders, que deram um show de energia e empolgaram o público e as torcidas organizadas com coreografias vibrantes. Em seguida, alunos da Escola Municipal Professora Catharina da Silveira emocionaram os presentes com uma apresentação de dança em prol da “Educação Antirracista”, reforçando o compromisso da rede municipal com a educação para a igualdade racial e o respeito à diversidade.
Em seu discurso, o prefeito Dr. Serginho reforçou o momento de alegria, premiação e reconhecimento aos alunos da rede, que protagonizaram o JEM 2025, e também destacou a reabertura do Estádio Correão, que passa por uma ampla reforma após anos de abandono. O espaço, um dos equipamentos esportivos mais importantes do município, agora conta com novo gramado híbrido e vestiários reformados, além do reforço nas grades de proteção que cercam o campo.
“No aniversário da cidade, quem ganha o presente somos nós. É uma alegria ver a juventude cabo-friense retomando o esporte através dessa iniciativa. Tenho orgulho em ser o 31º prefeito desta cidade e de participar da história de Cabo Frio. Esse estádio, que estava abandonado e destruído, está sendo devolvido à população e à juventude de uma maneira nunca vista antes, com gramado híbrido, nos padrões internacionais, porque em 410 anos de história, Cabo Frio merece o que há de melhor. Quero parabenizar toda equipe da Educação pela dedicação, assim como cada professor, diretor e servidor que enfrentou desafios conosco. Nós vamos avançar cada vez mais para continuar resgatando o orgulho de ser cabo-friense. Que Deus abençoe nossa cidade e nossos alunos, que são o futuro de Cabo Frio”, disse.
Na oportunidade, o prefeito Dr. Serginho e o secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, conduziram a entrega dos troféus aos alunos e escolas vencedoras. O pódio geral teve como grande campeã a Escola Municipal Márcia Francesconi Pereira, seguida pelo Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, em segundo lugar, e pelo Colégio Municipal Rui Barbosa, em terceiro lugar.
A estudante do nono ano da Escola Municipal Márcia Francesconi Pereira, campeã geral do JEM, Maria Luísa Portela, comemorou o resultado. “Para mim foi gratificante e muito emocionante participar do JEM esse ano. A gente batalhou muito, foram muitos ensaios, seletivas e treinos para conquistar essa vitória. Todos os nossos professores de educação física e a direção da escola estiveram do nosso lado, apoiando e nos acolhendo a cada treino e a cada jogo. Eu estou muito feliz, foi uma experiência maravilhosa”, destacou a jovem de 15 anos, que representou a escola na equipe cheerleader e nos times de vôlei e futsal.
Professora de Educação Física da Escola, Janice Disner celebrou a vitória e o retorno do JEM em 2025. “Nós, junto com a direção, abraçamos essa proposta desde o início. Tivemos representação na grande maioria das modalidades e nos orgulhamos muito em ver os alunos se empolgando e se dedicando às competições. Como professora, participei de outras temporadas do JEM, há 10 anos, e estávamos sentindo falta dos Jogos. É uma iniciativa extremamente positiva, porque traz a oportunidade única de integração esportiva com outras escolas e desperta nos alunos o comprometimento e a maturidade, o saber perder e ganhar. Valeu muito a pena”, disse a educadora, atuante há 22 anos na unidade escolar.
O prêmio de Melhor Torcida ficou com o Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, que animou as arquibancadas com muita criatividade e entusiasmo ao longo de toda a competição. Já o Troféu Fair Play foi entregue à Escola Municipal Francisco Franco, reconhecida pela postura exemplar, respeito e espírito esportivo nas disputas.
A vitória na categoria Fair Play foi comemorada pelo estudante Hugo Vasconcelos, líder do Grêmio Estudantil e aluno do oitavo ano da Escola Municipal Francisco Franco, unidade quilombola do bairro Araçá. “Participar do JEM foi uma honra, uma experiência incrível e muito importante especialmente para nós, estudantes da escola quilombola. Foi algo inédito para mim. Esse ano, nós conseguimos pela primeira vez montar na escola o nosso Grêmio Estudantil e agora conquistamos também essa premiação no JEM. Então, está sendo um ano de muitas vitórias. A gente só tem que comemorar e agradecer também aos nossos professores, a direção escolar e a Prefeitura por estarem nos incentivando cada vez mais”, destacou.
Um dos destaques do evento foi o anúncio oficial dos Jogos Escolares Municipais da Inclusão — o PARAJEM, que vai ampliar as oportunidades de participação no esporte para estudantes com deficiência. A novidade foi apresentada pela estudante do oitavo ano da Escola Municipal Alfredo Castro, Laís Bezerra, que desfilou com a bandeira do PARAJEM, simbolizando o início de uma nova fase para o esporte inclusivo cabo-friense.
O secretário Alessandro Teixeira falou sobre a retomada e da contribuição dos Jogos Estudantis Municipais na formação dos alunos. “A nossa felicidade está representada no sorriso de cada aluno. É muito gratificante ver tantas escolas reunidas, com uma alegria tremenda e em uma data festiva para o município de Cabo Frio. Fizemos uma retomada muito importante do JEM, integrando educação e esporte, envolvendo os alunos para além daquilo que é trabalhado em sala de aula. Estar aqui é uma alegria também para nós, servidores da rede pública municipal de ensino, das nossas equipes diretivas e dos familiares dos alunos, celebrando as escolas campeãs e o troféu Fair Play, que dá a exata dimensão da importância que tem o esporte dentro de uma formação cidadã. O JEM trouxe a importância do respeito, da participação, do trabalho em equipe e da harmonia, que são fundamentais quando se quer alcançar coletivamente um resultado positivo”, destacou.
A solenidade também contou com apresentações da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do grupo Tambores Urbanos, com alunos da Escola Municipal Professora Amena Mayall, que também abrilhantaram o evento simbolizando a força e a alegria da juventude cabo-friense. Os hinos de Cabo Frio e Nacional Brasileiro também foram entoados, nas vozes de alunas das escolas Francisco Franco e Teixeira e Souza.
O evento foi encerrado com a homenagem dos alunos das escolas Edilson Duarte e Evaldo Salles, que entregaram certificados de agradecimento ao prefeito e ao secretário, representando a rede municipal de ensino, em reconhecimento à realização do JEM 2025.