A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio do setor de Vigilância Ambiental e Zoonoses, promoveu no último sábado (15) uma ação de vacinação antirrábica para animais com mais de quatro meses de idade que não foram vacinados em 2024. A imunização, realizada em bairros não atendidos no ano anterior, imunizou 753 animais, sendo 544 cães e 209 gatos.
Cobertura vacinal e prevenção da raiva
A ação, que ocorreu nos bairros Tangará, Foguete e Itajuru, teve como objetivo garantir uma cobertura vacinal eficaz e abrangente. Segundo Flora D’Angelis, responsável técnica pelo setor de Zoonoses da Vigilância Ambiental, a iniciativa é fundamental para proteger animais e humanos contra a raiva, doença com alta taxa de letalidade.
"A raiva é uma doença muito séria, com letalidade de quase 100% em todos os casos já registrados. Precisamos da ajuda dos tutores, participando de ações como essa e das campanhas anuais, para mantermos todos protegidos, animais e seres humanos", disse Flora.
Vacinação como principal medida de proteção
Dados do Ministério da Saúde comprovam que a vacinação é a melhor medida de proteção contra a raiva. O Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), criado em 1973, implantou a vacinação antirrábica canina e felina em todo o território nacional, contribuindo para a redução significativa dos casos da doença no Brasil.