Prêmio UBC 2023 homenageará Caetano
Música
Publicado em 23/10/2023

Foto de Fernando Young

Como acontece desde 2017, a União Brasileira dos Compositores (UBC), principal associação de autores e uma das administradoras do Ecad, realizará dia 5 de dezembro a sétima edição do Prêmio UBC, que neste ano vai homenagear o cantor e compositor Caetano Veloso. O artista receberá o Prêmio do Compositor Brasileiro em evento na sede da entidade, na região central do Rio de Janeiro.

“Com uma carreira de mais de seis décadas, somando 642 composições registradas e 1988 gravações como intérprete, Caetano Veloso construiu uma obra inigualável, marcada pela autenticidade e renovação”. Assim justifica a UBC em comunicado sobre a escolha. Com 56 álbuns lançados, sendo 30 de estúdio, 20 ao vivo e seis coletâneas, o artista baiano tem o reconhecimento não apenas de uma imensa comunidade de fãs no Brasil e em todo o mundo, mas também da indústria musical. Caetano foi cinco vezes indicado ao GRAMMY Awards, tendo vencido em 2001 e 2002 na categoria Melhor Álbum de Música Global. Além de ter sido 29 vezes indicado ao Latin GRAMMY, dos quais venceu 13 troféus, em diversas categorias.

A cerimônia, como nas edições anteriores, terá direção artística de Zé Ricardo e incluirá performances de vários artistas cantando sucessos de Caetano, além da participação do homenageado no gran-finale. “Teremos mais de uma dezena de grandes nomes da música brasileira, de diversas gerações, interpretando ao vivo versões inéditas do artista. Celebrando a obra do compositor, contemplando sucessos de sua carreira, o line-up tem os nomes guardados a sete chaves e será surpresa inclusive para o homenageado”, diz o comunicado.

“A UBC é por quem faz a música e o Prêmio UBC reconhece a importância do autor, valorizando a sua relevância na história e no mercado da música. Teremos a alegria e a honra de homenagear um dos nossos maiores expoentes da música e arte brasileira. Artista, pensador, inspirador, inovador, transformador, ativista social, Caetano Veloso, nosso poeta genial, com sua obra singular representa a todos nós”, diz a cantora Paula Lima, diretora-presidente da UBC.

Para Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC, “Caetano é onde o Brasil é mais amorosamente baiano e global. Suas canções e usina intermitente de pensamentos enriquecem a produção criativa do País , com assertividade e sensibilidade sempre singular, com percepções e perplexidades que nos emocionam e fazem refletir , sempre , numa nova construção. O Prêmio UBC Compositor Brasileiro mais uma vez estará em boas mãos, de um grande compositor admirado no mundo inteiro. É uma honra e uma bem-vinda responsabilidade poder contar com ele e sua transcendental obra“.

 

Comentários