Numa iniciativa inédita, o festival João Rock — um dos mais importantes do país no segmento pop/rock, que completa 20 anos — acaba de incluir na programação da edição 2023 uma batalha de rimas com a presença de renomados MCs. A ação, que promete ser um marco na cena do rap nacional, contará com a união de três grandes forças da cultura urbana brasileira, a Batalha da Aldeia – BDA, principal batalha de rima do país –, o João Rock e a produtora Casa 1.
A primeira fase do projeto acontece no dia 4 de maio, na Mansão BDA, em São Paulo, em um evento exclusivo. A batalha terá 16 MCs, sendo oito indicados pela BDA e oito pelo João Rock, com dois jurados presenciais e votação do público via enquete na Twitch. Os quatro semifinalistas se classificarão para disputar a semifinal e a final no João Rock, que acontece em Ribeirão Preto, no dia 3 de junho.
“Receber uma competição de MCs no João Rock em parceria com a principal batalha de rima do país, que é a Batalha da Aldeia — BDA – é com certeza mais um marco que teremos na edição histórica de 20 anos do festival. O projeto tem a cara do nosso evento e será uma honra tê-lo em nossa programação”, comenta Paulo Neto, diretor de marketing do festival.
Além da apresentação dos MCs no “Palco João Rock” — o mesmo que receberá os urban Filipe Ret e L7nnon + convidados, Emicida + convidados; Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp -, haverá também a presença de Alva e Bob 13. Uma das novidades da batalha no festival é que além do DJ, as rimas terão o acompanhamento da Banda Orgânica, ambos da Casa 1, além de transmissão pelo canal da Twitch da BDA.