MENU
”Cartografia Pictórica da Memória” ocupa o Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João
Lilian Vieira propõe um percurso visual por afetos, territórios e lembranças, reunindo obras que constroem mapas sensíveis da memória
Por Rádio Energia FM 104.9
Publicado em 16/01/2026 15:00
Rio das Ostras

O Museu Casa de Casimiro de Abreu recebe, em Barra de São João, ate dia 18 de janeiro, a exposição “Cartografia Pictórica da Memória”, da artista Lilian Vieira. A mostra apresenta um conjunto de obras que dialogam com território, afetos e lembranças, propondo ao público uma experiência visual construída a partir de múltiplas camadas de imagens e referências, organizadas como mapas sensíveis da experiência humana.

 

A mostra convida o visitante a percorrer caminhos simbólicos, reconhecer afetos e, quem sabe, traçar também a sua própria cartografia da memória.

 

“Cada pincelada é uma bússola que aponta para dentro. Ao longo de 25 anos em Barra de São João, fui criando não apenas quadros, mas mapas sensíveis do tempo vivido. Minhas obras revelam territórios internos e externos, fronteiras emocionais, zonas de silêncio e explosões de cor que narram muito mais do que uma paisagem: contam uma vida. Durante a pandemia, esse mapeamento ganhou novos contornos — o mundo reduziu-se, mas a criação se expandiu. Este é um convite para percorrer esses caminhos, reconhecer afetos e, quem sabe, traçar também a própria cartografia”, explica Lilian. 

 

A exposição é  realizada com apoio da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, da Prefeitura de Casimiro de Abreu, do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc. 

 

Serviço:

Exposição: Cartografia Pictórica da Memória

Artista: Lilian Vieira

Período: até 18 de janeiro 

Local: Museu Casa de Casimiro de Abreu

Realização: Fundação Cultural Casimiro de Abreu

Apoio: Prefeitura de Casimiro de Abreu, Sistema Nacional de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal – Política Nacional Aldir Blanc

Comentários