O município de Cabo Frio marcou presença no 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa, realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 18 de outubro. Considerado o maior evento global em Saúde Integrativa, o congresso reuniu representantes e pesquisadores de mais de 47 países.
A equipe cabo-friense foi representada pelo Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que participou do “Espaço de Cuidados”. Composta por nove profissionais da saúde, a equipe ofereceu diversas terapias aos congressistas, entre elas: Meditação, Reiki, Shiatsu e Massagem Relaxante.
Práticas como Ozonioterapia, Medicina Ayurvédica e Antroposófica, Medicina Tradicional Chinesa, Terapia Comunitária Integrativa, Medicina Indígena, Yoga e Fitoterapia são reconhecidas pelos seus efeitos positivos no reequilíbrio físico, emocional e energético das pessoas, sendo importantes aliadas no processo de cura e bem-estar dos indivíduos.
Segundo Terlí Ferreira, Coordenadora do Núcleo PICS de Cabo Frio, o evento consolidou a relevância mundial dessas abordagens. “O Congresso demonstrou que a saúde natural é uma tendência global de prevenção e tratamento de doenças. Esta é a Medicina do futuro, e a representação de Cabo Frio no congresso reforça o compromisso da nossa cidade em integrar as PICS no seu sistema de saúde, oferecendo à população abordagens inovadoras e de baixo custo para a promoção da saúde”, ressaltou.