Saúde e bem-estar feminino. Estes foram os temas ministrados na edição especial do Circuito Elas por Elas, em comemoração ao Outubro Rosa pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Macaé. A programação realizada na noite desta quarta-feira (15) foi marcada por emoção, troca de experiências, aprendizado e reflexões sobre a importância do autocuidado.
Durante o Circuito foram destacados temas como qualidade de vida, conscientização sobre o câncer de mama, importância da informação, empoderamento e o autocuidado entre as mulheres. No encontro, as participantes se abraçaram e também revelaram questões do cotidiano, como estilo de vida, dúvidas e anseios.
A ocasião contou com roda de conversa ministrada pelas palestrantes voluntárias da União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama – Macaé (Unamama), Sônia Therezinha e Leila Campos. Elas abordaram questões como; a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama, incluindo a conscientização sobre os sintomas e a necessidade de exames regulares como a mamografia.
Para a Secretária de Políticas para as Mulheres , Quelen Rezende, o Circuito Elas por Elas está sendo de suma importância.
“Outubro é o mês especial dedicado à conscientização sobre o câncer de mama; Por meio da parceria com a Unamama estamos reforçando a relevância do cuidado com a saúde da mulher, essencial para o bem-estar de toda a população. A campanha Outubro Rosa tem como objetivo alertar a população para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer feminino, que afeta milhões de mulheres em todo o Brasil e no mundo”, pontuou, acompanhada pela coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Jane Roriz.
Já as representantes da Unamama Sônia Therezinha e Leila Campos , destacaram como funciona o atendimento , a importância do autoconhecimento e o acesso a consultas e exames preventivos , que são considerados fundamentais para a identificação de possíveis alterações .
Recomendações:
As sete dicas principais para prevenir o câncer de mama incluem: manter um peso saudável, praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação balanceada e rica em vegetais, evitar o consumo excessivo de álcool e fumo, amamentar pelo máximo de tempo possível, ter cuidado com a reposição hormonal e realizar exames de rastreamento como a mamografia regularmente.
Criado no início da década de 1990 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O grande objetivo dessa ação que ocorre em várias partes do mundo é alertar sobre essa doença que mais mata mulheres. Por isso, a prevenção, o diagnóstico precoce e o autoexame são fundamentais para diminuir o preconceito e aumentar as chances de cura.