MENU
Charitas recebe a 120ª edição da Série Jovens Pianistas neste sábado (18)
Charitas recebe a 120ª edição da Série Jovens Pianistas neste sábado (18)
Por Rádio Energia FM 104.9
Publicado em 14/10/2025 11:52
Cabo Frio

O Museu José de Dome, o Charitas, recebe neste sábado (18), às 19h, a 120ª edição da Série Jovens Pianistas, um dos mais tradicionais recitais de música erudita do país. O evento, que tem entrada franca, traz a Cabo Frio o jovem pianista Estêvão Gomes, considerado uma das maiores promessas da música erudita brasileira.

Realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc, a série tem criação e direção artística de Hasenclever da Silva Oliveira, e há décadas vem revelando novos talentos da música clássica no Brasil.

Nascido em Vitória (ES), Estêvão Gomes iniciou os estudos de piano aos nove anos e, desde cedo, demonstrou técnica e sensibilidade incomuns. Aos 11 anos, realizou seu primeiro recital solo, tornando-se presença constante na Série Jovens Pianistas Capixabas.

Mesmo durante a pandemia, o músico continuou ativo, participando de forma online da edição especial “Piano Teen” da série. Em 2023, aos 14 anos, fez história ao se tornar o brasileiro mais jovem a executar, integralmente, os Estudos Op. 25 de Frédéric Chopin. Dois anos depois, ampliou o feito com o recital “Os 27 Desafios – A Integral dos Estudos de Chopin”, apresentando todos os 27 estudos do compositor polonês.

O talento precoce do pianista já o levou a mais de 45 premiações nacionais e internacionais, em países como Espanha, Portugal, Colômbia e Inglaterra. Entre os principais reconhecimentos estão o Concurso Gilberto Tineti, o Concurso Santa Cecília (Portugal) e o Programa Prelúdio 2024, cuja vitória lhe rendeu uma bolsa de estudos para a Academia Franz Liszt, na Hungria.

Comentários