MENU
Biblioteca Municipal abre inscrições para projeto terapêutico gratuito em São Pedro da Aldeia
Biblioteca Municipal abre inscrições para projeto terapêutico gratuito em São Pedro da Aldeia
Por Rádio Energia FM 104.9
Publicado em 09/10/2025 15:29
São Pedro da Aldeia

A Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira Paulo, em São Pedro da Aldeia, está com inscrições abertas para o projeto “Aldeia Livroterapia”, uma iniciativa terapêutica e cultural que une leitura e acolhimento emocional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário online (clique aqui) ou presencialmente na Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Idealizado pelo psicanalista André Schuindt, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

De acordo com André Schuindt, a proposta é oferecer um espaço seguro de escuta, diálogo e desenvolvimento pessoal por meio da literatura. “A ideia é criar um ambiente acolhedor, onde as pessoas possam se reconhecer nas histórias e, a partir delas, ressignificar suas próprias experiências. A leitura, quando mediada de forma terapêutica, se transforma em uma ferramenta potente de cura e autoconhecimento”, explicou.

Baseado na metodologia da biblioterapia, o Aldeia Livroterapia busca contribuir para o fortalecimento da saúde mental e o bem-estar emocional dos participantes. Voltado a pessoas adultas, a partir de 18 anos, residentes em São Pedro da Aldeia, o projeto acolhe especialmente quem enfrenta sofrimentos emocionais leves a moderados, como ansiedade, depressão, estresse e burnout.

A diretora municipal de Cultura, Giselle Ruiz, destacou a importância do projeto. “Quando o André apresentou o projeto à Secretaria, vimos de imediato o quanto essa proposta dialoga com o momento atual e com as necessidades da nossa comunidade. É uma iniciativa sensível, que alia cultura e cuidado com as pessoas, algo que valorizamos muito”, destacou.

As atividades acontecerão semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 9h, na Biblioteca Municipal. O primeiro encontro está previsto para o dia 22 de outubro. Durante oito semanas, o grupo será conduzido a partir do livro “Intoxicação Digital”, de Augusto Cury, que servirá como base para reflexões literárias, rodas de conversa e práticas de escuta.

A Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira está localizada na Rua João Martins, nº 149, no Centro.

Comentários