Os moradores de Tamoios logo terão à disposição um novo espaço de lazer completamente remodelado. Nesta terça-feira (7), uma cerimônia com a presença do prefeito Dr. Serginho; do governador Cláudio Castro; de vereadores; e autoridades municipais e estaduais marcou a ordem de início das obras da Praça do Pontal de Santo Antônio.
Fruto da parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Governo do Estado, a revitalização da área é aguardada há muito tempo pela comunidade local, que também compareceu em peso para prestigiar o evento e assistiu a uma apresentação com o projeto de reforma da praça.
O prefeito Dr. Serginho celebrou o início das obras, relembrando a importância da parceria com o Governo do Estado, que já resultou em benefícios para Tamoios, como a instalação da nova iluminação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), entre o condomínio Florestinha e o Pontal de Santo Antônio.
“Com muito carinho, a gente vem pensando a cidade de Cabo Frio como um todo e com Tamoios não é diferente. Tamoios merece os melhores projetos da nossa cidade, sobretudo, nesse recanto em que nós estamos. Aqui estamos em um dos lugares mais bonitos do mundo, onde o mar se encontra com o rio, mas que ficou infelizmente abandonado por muito tempo. Nós temos três grandes obras para realizar aqui, e hoje começa a primeira etapa delas”, destacou.
A área passará por três fases de intervenções urbanísticas, a primeira delas será a reforma da praça propriamente dita, que terá um espaço de recreação, com parque infantil, academia para melhor idade e um pavilhão das artes, espaço todo construído em bambu que vai abrigar os artesãos locais. Além disso, o espaço terá um palco para pequenos shows, mesas de jogos e outras áreas de interação social.
Nas etapas seguintes, as obras contemplam a construção de um terminal de embarque, com o objetivo de explorar as potencialidades econômicas e turísticas do local, situado às margens do Rio São João, e a Casa do Pescador, onde vão funcionar um polo gastronômico e um mercado de peixe.
As obras da Praça do Pontal de Santo Antônio integram o programa Limpa Rio Margens, desenvolvido pelo Governo do Estado. O programa tem como objetivo elaborar projetos e executar obras de recuperação ambiental nas margens dos corpos hídricos, criando áreas de lazer, esporte e convívio socioambiental.