MENU
Polo de Oncologia organiza Caminhada do Outubro Rosa no próximo domingo
Polo de Oncologia organiza Caminhada do Outubro Rosa no próximo domingo
Por Rádio Energia FM 104.9
Publicado em 01/10/2025 10:47
Macaé

Receber um diagnóstico de uma doença grave não é fácil. Para lidar emocionalmente com a situação, familiares e uma rede de apoio são fundamentais para humanizar ainda mais o tratamento e aumentar as chances de cura, conforme apontam algumas pesquisas. Em Macaé, o Polo Municipal de Oncologia leva a sério essa questão e, para marcar o Outubro Rosa, planeja uma Caminhada especial no próximo domingo, 05/10, a partir das 6h da manhã, em uma ação que envolve todos os atendidos pelo Polo e seus familiares.

O ponto de concentração será o entroncamento entre a Avenida Rui Barbosa e Rua Silva Jardim, no início do Calçadão, em frente à loja Casas Bahia. A caminhada, que terá uma ambulância de apoio, seguirá pela Rua Silva Jardim, seguindo pela Teixeira de Gouveia, depois pela Rua Visconde Quissamã, até a Antero Perlingeiro, terminando no número 76, que será a nova sede do Polo.

Atualmente, o Polo acompanha cinco mil pacientes, sendo 3.500 ativos, segundo explica Anderson Rangel Campos, coordenador do Polo. Ele explica que quando a família está próxima, o resultado é muito mais rápido.

“É comprovado hoje, diagnosticamente falando, que o câncer, quando ele é constatado no início, tem até 90% de chance de cura. Estamos usando o nome Caminhada Outubro Rosa, mas é uma caminhada de conscientização, não apenas envolvendo o câncer de mama. Quando iniciamos no Polo, em janeiro, observamos e entendemos que os pacientes vinham com o diagnóstico de câncer, e chegavam meio perdidos, sem um acompanhante muitas das vezes. E o acompanhante é muito importante nesse momento, pois é fundamental ter uma pessoa centrada ao lado. Sem a visão do prefeito Welberth e do secretário de saúde, não conseguiríamos fazer esse trabalho diferenciado”, explica Anderson.



O coordenador acrescenta que a caminhada também é para a conscientização da família de cada paciente.

“Por isso que essa caminhada vai ser para os pacientes que podem caminhar e com acompanhantes. Muitas vezes o paciente sai do Polo com tudo marcado, e, no caminho, perde exame, papel, de tão desnorteado que fica. O acompanhante é fundamental nesse momento”, observa Rangel, lembrando que em Novembro Azul o grupo vai realizar outro evento, já dentro da nova sede do Polo.


Serviço
O Polo Municipal de Oncologia conta com Regulação em Oncologia, médico oncologista, médico dermatologista, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, transporte fora do município e fonoaudiologia. A unidade funciona na Rua Antero Perlingeiro, 47, no Centro. O telefone de contato é o (22) 2796-1326.

Comentários