Rio das Ostras: Prefeitura e Conselho da Pessoa com Deficiência Unem Forças por Melhor Atendimento e Acessibilidade
Encontro entre Secretaria de Transportes e COMDEF debateu desde a gratuidade no transporte público até a qualificação de profissionais para um atendimento mais inclusivo.
Por Kaká Amaral
Publicado em 03/05/2025 13:18
Rio das Ostras

A Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras promoveu, na última segunda-feira, 28 de abril, uma reunião produtiva com membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF). O encontro, que contou com a participação do secretário Alexandre Pitombo, focou em estratégias para aprimorar o atendimento e a acessibilidade para este importante segmento da população.

Durante a reunião, foram abordados temas cruciais para garantir a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência no município. Um dos pontos centrais da discussão foi o direito à gratuidade no transporte público, um direito fundamental que assegura a mobilidade e a participação plena na vida social. Os participantes também debateram a importância da implementação de um curso de reciclagem direcionado aos profissionais que atuam no transporte público e em outros serviços de atendimento ao público. O objetivo principal deste curso é qualificar esses profissionais para oferecer um atendimento de excelência, com foco na acessibilidade, no respeito às necessidades específicas e na promoção da dignidade das pessoas com deficiência.

A iniciativa demonstra o comprometimento da administração municipal de Rio das Ostras com a causa da inclusão e a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. O diálogo aberto e a colaboração entre a prefeitura e o COMDEF são passos importantes para identificar as demandas da comunidade e construir soluções que promovam uma cidade mais acessível e inclusiva para todos. A reunião sinaliza um avanço na busca por um transporte público mais humanizado e por serviços que realmente atendam às necessidades de todos os cidadãos.

Comentários