FILAS PARA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NA CASA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MACAÉ REGISTRAM QUEDA SIGNIFICATIVA
Ações de reorganização e mutirões promovidos pela prefeitura resultam em aumento de quase 40% nos atendimentos gerais e expressiva redução na espera por neuropediatria, fonoaudiologia e psicologia.
Por Kaká Amaral
Publicado em 17/04/2025 08:45
Macaé

As iniciativas de reorganização e o esforço conjunto da equipe da Casa da Criança e do Adolescente de Macaé têm apresentado resultados positivos, refletindo na diminuição das filas de espera para atendimentos especializados. Nos dois primeiros meses de 2025, a unidade registrou um aumento de 39,5% no número de atendimentos gerais, saltando de 2.882 em janeiro para 4.205 em fevereiro, evidenciando o comprometimento e a atenção da equipe com a saúde infantil.

Em relação às consultas específicas e de maior demanda, como a neuropediatria, a redução da fila de espera tem avançado de forma consistente. Em fevereiro, 2.311 pacientes aguardavam por essa especialidade, número que caiu para 1.968 em março. Na fonoaudiologia, a espera diminuiu de 511 pacientes em fevereiro para 428 em março. A área de psicologia também apresentou uma melhora significativa, com a fila reduzindo de 267 pacientes em fevereiro para 167 crianças e adolescentes em março.

Segundo Eliézer Pacheco, diretor administrativo da Casa da Criança e do Adolescente, uma das estratégias que impulsionaram a agilidade nos atendimentos é a realização de mutirões. Um deles, realizado em um sábado, 29 de março, beneficiou 110 crianças. A proposta é que esses eventos sejam realizados ao longo de todo o ano, com um novo mutirão já programado para o mês de maio.

“Quando assumimos a gestão da Casa da Criança, nós identificamos uma demanda reprimida muito grande, principalmente de neuropediatria, com uma fila de mais de 2.300 crianças na espera. Começamos primeiramente a rever o fluxo interno, fizemos algumas modificações, realocamos profissionais da própria rede para o espaço, para ajudar nesse atendimento, e conseguimos, então, uma redução significativa”, explica o diretor.

Eliézer Pacheco destaca que o projeto de realizar mutirões de neuropediatria é a principal estratégia para solucionar a alta demanda por essa especialidade. “A importância desses mutirões é que eles fazem com que a gente, de fato, consiga diminuir a fila, porque é uma questão matemática. Se nós tivermos uma demanda maior do que a capacidade de atendimento, essa fila vai ficar ainda maior. Mas se nós tivermos uma capacidade de atendimento maior do que a demanda, a fila vai reduzir”, observa.

Estrutura e Equipe Multidisciplinar:

A Casa da Criança e do Adolescente conta com uma ampla estrutura para atender a população infantojuvenil, incluindo 40 consultórios equipados com banheiros, 5 salas de espera e 3 recepções acessíveis. A unidade também possui elevador para garantir a acessibilidade.

Atualmente, o espaço dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por 9 Pediatras, 5 Neuropediatras, 1 Cardiologista Pediátrico, 2 Médicos Alergistas, 1 Médica Pneumologista, 1 Otorrino, 1 Geneticista, 1 Hematologista, 2 Dermatologistas, 1 Nefrologista, 2 Endocrinologistas, 1 Gastro Pediatra, 1 Infectologista, 2 Cirurgiões Pediátricos, 5 Fonoaudiólogos, 10 Fisioterapeutas, 7 Psicólogas, 6 Técnicas de Enfermagem, 1 Enfermeira, 2 Terapeutas Ocupacionais, 1 Assistente Social, 4 Assistentes Administrativos e 4 Auxiliares de Serviços Gerais.

“Estamos avançando, estamos buscando mais profissionais para a Casa. Teremos, agora, o processo seletivo da saúde. Com certeza teremos aprovados que poderão fazer parte do quadro de funcionários da Casa. Nosso compromisso é continuar ampliando a qualidade e a eficiência do atendimento, garantindo que cada criança e adolescente receba o cuidado que merece e seguimos firmes na missão de oferecer um serviço de excelência e acolhimento para nossas famílias”, defende Eliézer.

O diretor orienta os pacientes que aguardam atendimento para especialidades específicas a manterem seus dados cadastrais atualizados, pois os contatos são realizados por telefone. Para marcar consulta na Casa da Criança, é necessário apresentar cartão do SUS, comprovante de residência, cartão de vacina e documento de identificação do paciente. A unidade está localizada na Rua Dr. Télio Barreto, 316, Centro.

Comentários