A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia realizou, nesta sexta-feira (11/04), uma importante ação educativa na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Ponta do Ambrósio. A iniciativa, conduzida pela equipe da Vigilância em Saúde do município, teve como foco principal a conscientização da população sobre temas cruciais para a promoção da saúde e a prevenção de diversas doenças.
A programação da ação abordou de forma integrada as relevantes campanhas “Abril Vermelho”, dedicada à prevenção e ao controle da hipertensão arterial, uma condição de saúde com alta prevalência e sérias consequências, e “Abril Verde”, voltada para a saúde e a segurança do trabalhador, um aspecto fundamental para garantir ambientes de trabalho saudáveis e a qualidade de vida dos profissionais. Além disso, a equipe da Vigilância em Saúde também realizou um alerta enfático sobre os perigos do tabagismo e seus inúmeros impactos negativos na saúde individual e coletiva.
Durante a atividade educativa, foi apresentado detalhadamente o Programa de Combate ao Tabagismo, que está em fase de implantação em todas as unidades de saúde do município de São Pedro da Aldeia. Essa importante iniciativa oferecerá apoio multidisciplinar e tratamento especializado para as pessoas que manifestarem o desejo de abandonar o vício do cigarro, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos munícipes.
A ação foi desenvolvida através da integração estratégica das coordenações de diferentes áreas da Vigilância em Saúde, demonstrando a transversalidade das ações da secretaria. Participaram ativamente a coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), representada por Rozeanne Dias Plácido, a coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com Julianna da Costa, e a coordenação do Programa de Combate ao Tabagismo, sob a responsabilidade de Soraia Mariano.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia com o cuidado integral da população, priorizando a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida. A participação ativa da comunidade nas ações promovidas nas unidades de saúde é considerada fundamental para o sucesso das campanhas e programas. A Secretaria de Saúde convida todos os interessados a buscar informações sobre os diversos programas e serviços disponíveis nas ESFs e demais unidades do município.