A Série Jovens Pianistas celebrou sua 117ª edição neste sábado (5), às 19h, no Charitas, em Cabo Frio, com a apresentação da talentosa Sara Canal como atração principal. Natural de Vitória, no Espírito Santo, a jovem artista de apenas 12 anos é reconhecida como um prodígio do piano capixaba, tendo iniciado seus estudos musicais aos 4 anos de idade.
Com um currículo impressionante para sua idade, Sara Canal já acumula mais de vinte premiações em concursos nacionais e internacionais. A pianista busca constantemente aprimorar sua técnica através de masterclasses com renomados músicos. Desde 2020, participa ativamente de concursos de prestígio e tem se destacado em importantes recitais como solista. Em 2024, sua carreira ganhou projeção internacional com a realização de Concertos de Gala na Espanha e sua estreia como solista de orquestra na Itália, conquistas frutos de suas premiações em competições renomadas.
A Série Jovens Pianistas, idealizada e dirigida por Hasenclever da Silva Oliveira, é um evento consagrado no calendário cultural de Cabo Frio. Desde sua criação, a série tem como objetivo promover a música clássica e revelar novos talentos do cenário musical. O Museu Charitas, localizado na Avenida Assunção, nº 855, no Centro de Cabo Frio, abriu suas portas gratuitamente para o público (com contribuição voluntária).
O programa da apresentação de Sara Canal incluiu obras de grandes compositores como Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Mozart Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos e Alberto Ginastera, demonstrando a versatilidade e o talento da jovem pianista.