Na última segunda-feira, 7 de abril, Rio das Ostras celebrou o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV com uma grande mobilização promovida pela Secretaria de Saúde. O evento, realizado na Praça José Pereira Câmara e em unidades de saúde do município, ofereceu testagem rápida de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de insumos de prevenção e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce.
A ação teve como objetivo conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a relevância do diagnóstico precoce do HIV, permitindo que a Secretaria de Saúde identifique pessoas que vivem com o vírus e não sabem, encaminhando-as para o Serviço de Atenção Especializada (SAE) para atendimento e orientações.
Os testes rápidos foram realizados nas salas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com a parceria da Pastoral da Aids, do Conselho Gestor do SAE e da Associação Vida e Saúde – Avisa.
Durante todo o mês de abril, a campanha se estendeu às Unidades Básicas de Saúde e de Estratégia de Saúde da Família, com técnicos do Programa IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais orientando as equipes técnicas, realizando testagem e conversando com a população.
A Secretaria de Saúde reforçou a importância do diagnóstico precoce, destacando que ele pode mudar vidas.