A Fundação Rio das Ostras de Cultura abriu uma nova oportunidade para os artesãos locais que não conseguiram apresentar suas peças nos dias 31 de março e 1º de abril. A convocação para avaliação dos trabalhos será nesta sexta-feira, 4 de abril, visando a seleção de itens para a 17ª Rio Artes – Feira da Economia Criativa.
Os interessados devem comparecer à Casa de Cultura Bento Costa Júnior, localizada no Centro da cidade, das 9h às 16h. O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas para melhor organização. Cada artesão pode apresentar de 5 a 10 peças, que serão avaliadas por uma comissão especializada.
A análise da comissão levará em conta critérios como qualidade de acabamento, vínculo com a cidade, sustentabilidade, tamanho e potencial comercial das peças. Apenas os itens que se enquadrarem nos critérios da Mentoria Artística e Técnica com Identidade Cultural para Artesãos, produtos artesanais e gastronomia artesanal serão selecionados.
No caso de produtos gastronômicos, é necessário que estejam devidamente embalados e etiquetados, com data de fabricação e validade, além de considerar a perecibilidade dos alimentos. Todos os itens devem fazer referência ao município, seja nas peças ou nas etiquetas.
A Rio Artes, um dos maiores eventos de economia criativa do Brasil, acontecerá de 9 a 13 de abril no Centro de Convenções Expomag, no Rio de Janeiro. A feira reunirá artesãos, produtores criativos, profissionais da moda, beleza, gastronomia e entretenimento, com expectativa de atrair 30 mil visitantes.