Rio das Ostras Fortalece Integração entre Agentes de Saúde e Endemias para Melhorar Prevenção de Doenças
Treinamento conjunto, em parceria com o Governo do Estado, visa otimizar o trabalho dos agentes e ampliar a proteção da saúde da população.
Por Kaká Amaral
Publicado em 03/04/2025 14:30
Rio das Ostras

A Prefeitura de Rio das Ostras, em busca de um trabalho mais eficiente na promoção da saúde e prevenção de doenças, está fortalecendo a ação integrada entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Na última semana, os agentes participaram de um treinamento conjunto, promovido em parceria com o Governo do Estado.

O curso "Integração entre Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias na prevenção e promoção da saúde" foi ministrado por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde, atendendo a uma solicitação do município. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é fortalecer a colaboração entre esses profissionais e capacitá-los para atender às demandas de saúde da comunidade.

A iniciativa está alinhada com a Política Municipal de Saúde, que busca integrar as ações dos setores para garantir a qualidade do trabalho. A proximidade dos ACSs e ACEs com as comunidades onde atuam permite que eles conheçam as especificidades culturais, socioeconômicas e os desafios locais, fatores cruciais para a identificação precoce de riscos e a implementação de medidas preventivas eficazes.

Essa abordagem estratégica, que envolve o Departamento de Estratégia de Saúde da Família e a Vigilância em Saúde, traz benefícios para a promoção da saúde e prevenção de endemias. A integração das rotinas de trabalho dos ACSs e ACEs nas residências é fundamental para o combate a diversas doenças, como as arboviroses.

"A união do trabalho dos ACSs e ACEs foi um sucesso. Agradeço a oportunidade desse treinamento tão rico em conhecimento. O trabalho em equipe é capaz de alcançar metas mais elevadas e nos proporcionar um vínculo mais forte com os munícipes", destacou a ACS Bruna Barros.

O treinamento foi dividido em duas partes: uma teórica, que enfatizou a importância da atuação conjunta para criar uma base sólida de entendimento entre as categorias, e uma prática, em que os profissionais realizaram visitas domiciliares em pares, reconhecendo como suas ações se complementam.

"A qualificação continuada dos nossos servidores traz informações e tecnologias novas para o trabalho, valorizando os profissionais e contribuindo para que a Secretaria Municipal de Saúde mantenha seu compromisso com a nossa população", afirmou a subsecretária de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Rosimeri Azevedo.

A subsecretária agradeceu aos técnicos e gestores do Governo do Estado pela capacitação dos servidores de Rio das Ostras.

"O principal objetivo dessa parceria entre ACS e ACE é fortalecer as ações de vigilância e promoção da saúde, ampliando a identificação precoce de casos suspeitos, orientando a população sobre sinais e sintomas das doenças e facilitando o encaminhamento de pacientes para diagnóstico e tratamento", destacou Luis Carlos Vasconcelos, responsável técnico da Divisão de Controle de Vetores, da Secretaria de Estado de Saúde.

Comentários