Rio das Ostras deu um passo significativo para fortalecer sua Rede Municipal de Saúde ao inscrever seis projetos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A iniciativa busca captar recursos para a construção de novas unidades de saúde, aquisição de equipamentos modernos e a implantação do inovador serviço de teleatendimento.
"Sob a orientação do prefeito Carlos Augusto, a Secretaria de Saúde, com o suporte das secretarias de Planejamento e Obras, conseguiu inscrever todos os projetos disponíveis no Novo PAC para a área da Saúde", destacou o secretário de Saúde e vice-prefeito, Fabio Simões.
Novas Unidades para Ampliar o Atendimento
Entre os projetos de destaque, está a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de tipo IV, com 2.580m² de área construída, planejada para atender moradores do Serramar e localidades vizinhas. Além disso, a cidade busca recursos para instalar uma Policlínica de 5.000m², visando ampliar e qualificar o atendimento ambulatorial em diversas especialidades.
Atendendo a uma demanda antiga, o município também inscreveu o projeto de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), voltado para pessoas com sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas, integrando a Rede de Atenção à Saúde Mental.
Para a área de Saúde Bucal, a Secretaria almeja trazer uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), que levará consultas e ações preventivas às localidades, incluindo as mais distantes do Centro.
Equipamentos Modernos e Teleatendimento para Facilitar o Acesso
O município busca ainda a aquisição de equipamentos para 11 Unidades Básicas de Saúde, desde cadeiras de rodas até ultrassons e equipamentos de laserterapia.
Para ampliar e facilitar o acesso ao atendimento básico, Rio das Ostras planeja implementar 11 Pontos de Telessaúde nos postos, com kits de equipamentos para viabilizar teleconsultas em diversas especialidades, como psicologia, nutrição e neuropediatria.