Rio das Ostras Brilha no Rio de Janeiro com Monólogo "Carukango" no Festflum
Espetáculo, que destaca a história de um quilombola da região, encerra festival que celebra a cultura afro-brasileira
Por Kaká Amaral
Publicado em 01/04/2025 14:53
Rio das Ostras

Rio das Ostras segue em evidência no cenário cultural do Estado, desta vez com a apresentação do espetáculo teatral "Carukango", do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC), na 4ª edição do Festflum - Festival Fluminense de Monólogos - Edição Afro-Brasileira. O monólogo, interpretado por Darling Mendonça, encerra o festival nesta sexta-feira (4 de abril), às 19h, no Auditório do MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, na Gamboa, Rio de Janeiro.

Relevância Histórica e Cultural:

"Carukango" leva aos palcos cariocas a história de um quilombola da região de Rio das Ostras, um capítulo fundamental da resistência negra no Brasil. A apresentação no Rio de Janeiro representa um passo importante na luta contra a invisibilização da história negra, proporcionando ao público um contato direto com essa narrativa.

Destaque no Festflum:

O monólogo foi selecionado para integrar a programação do Festflum, que prioriza obras de mulheres negras e da comunidade LGBTQIA+. O festival, realizado pela Companhia Teatral Queimados Encena, tem como objetivos promover o intercâmbio cultural, valorizar artistas fluminenses, especialmente das periferias, e discutir a negritude brasileira.

Serviço:

Ficha Técnica:

  • Direção: Yuri Negreiros
  • Elenco: Darling Mendonça
  • Produção: Luisa Pasquali
  • Realização: NEC – Núcleo de Experimentos Cênicos

A apresentação de "Carukango" no Festflum reforça o protagonismo de Rio das Ostras no cenário cultural fluminense e a importância de valorizar a história e a cultura afro-brasileira.

Comentários