Rio das Ostras reforça preparação para emergências de saúde pública e segurança alimentar
Vigilância em Saúde e Sanitária participam de capacitações para aprimorar ações preventivas e de resposta
Por Kaká Amaral
Publicado em 01/04/2025 08:00
Rio das Ostras

Representantes da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras participaram de uma oficina de "Preparação às Emergências de Saúde Pública", promovida pelo Estado do Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de março. O objetivo da capacitação foi preparar as equipes para identificar riscos à saúde pública e populações vulneráveis, implementando ações de prevenção e resposta eficazes.

O curso, realizado em São Pedro D'Aldeia, abordou a Gestão de Avaliação de Riscos, essencial para compreender o cenário epidemiológico e planejar ações de redução de riscos e manejo de emergências. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Nirvana Braga, destacou a importância da notificação de doenças e da integração entre órgãos para um trabalho conjunto em diversas áreas.

Como exemplo de ações preventivas, Nirvana citou o enfrentamento às arboviroses e o Programa Vigidesastres, que monitora os riscos associados a desastres em Rio das Ostras. A Vigilância em Saúde está revisando seus planos de ação para essas situações, buscando maior efetividade e agilidade nas respostas.

Vigilância Sanitária aprimora controle de qualidade de alimentos

Paralelamente, técnicos da Vigilância Sanitária participaram de uma capacitação sobre o Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos, no Rio de Janeiro. O objetivo foi atualizar os profissionais sobre as legislações e garantir a qualidade dos alimentos oferecidos à população.

A participação nessas capacitações demonstra o compromisso da Prefeitura de Rio das Ostras em aprimorar a atuação da Vigilância em Saúde e Sanitária, garantindo a segurança e o bem-estar da população.

Comentários