Representantes da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras participaram de uma oficina de "Preparação às Emergências de Saúde Pública", promovida pelo Estado do Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de março. O objetivo da capacitação foi preparar as equipes para identificar riscos à saúde pública e populações vulneráveis, implementando ações de prevenção e resposta eficazes.
O curso, realizado em São Pedro D'Aldeia, abordou a Gestão de Avaliação de Riscos, essencial para compreender o cenário epidemiológico e planejar ações de redução de riscos e manejo de emergências. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Nirvana Braga, destacou a importância da notificação de doenças e da integração entre órgãos para um trabalho conjunto em diversas áreas.
Como exemplo de ações preventivas, Nirvana citou o enfrentamento às arboviroses e o Programa Vigidesastres, que monitora os riscos associados a desastres em Rio das Ostras. A Vigilância em Saúde está revisando seus planos de ação para essas situações, buscando maior efetividade e agilidade nas respostas.
Vigilância Sanitária aprimora controle de qualidade de alimentos
Paralelamente, técnicos da Vigilância Sanitária participaram de uma capacitação sobre o Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos, no Rio de Janeiro. O objetivo foi atualizar os profissionais sobre as legislações e garantir a qualidade dos alimentos oferecidos à população.
A participação nessas capacitações demonstra o compromisso da Prefeitura de Rio das Ostras em aprimorar a atuação da Vigilância em Saúde e Sanitária, garantindo a segurança e o bem-estar da população.