A Prefeitura de Cabo Frio deu um passo importante para fortalecer o mercado de trabalho local com o lançamento oficial do programa "Emprego Já!". A iniciativa, formalizada pelo decreto nº 7468/2025 e coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, busca aproximar profissionais em busca de oportunidades e empresas com vagas disponíveis no município.
Plataforma online e capacitação profissional:
A primeira fase do programa concentra-se em um sistema online, acessível através do Portal da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br/empregoja), onde candidatos podem cadastrar seus currículos e empresas podem divulgar suas vagas. A plataforma realiza o cruzamento dos dados, facilitando o contato direto entre as partes.
Além da intermediação de vagas, o "Emprego Já!" oferece capacitação profissional gratuita através do programa "Escola do Trabalhador 4.0", em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a Microsoft. Os cursos abrangem desde o pacote Office até inteligência artificial.
Acesso para todos:
Pensando em quem não possui acesso a computadores, a Prefeitura, em colaboração com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, disponibiliza 60 vagas semanais para uso do laboratório de informática da FAETEC, no bairro Manoel Corrêa. O agendamento é feito via WhatsApp, pelo número (22) 99832-2974, que também esclarece dúvidas e recebe currículos em formato digital.
170 vagas e expansão futura:
O programa inicia com 170 vagas em diversos setores, já disponíveis na Central de Empregos do Portal da Prefeitura. Em uma etapa futura, o "Emprego Já!" contará com atendimento presencial para auxiliar no cadastro de currículos e vagas.
Objetivos do programa:
- Facilitar o acesso às oportunidades de trabalho na cidade.
- Conectar empresas e profissionais de forma eficiente.
- Fomentar a empregabilidade local.
- Reduzir as taxas de desemprego.
- Impulsionar o desenvolvimento econômico.
O 'Emprego Já!' foi criado para estimular a geração de renda no município, oferecendo um canal de comunicação entre empresas e profissionais. Com essa iniciativa, trabalhadores terão mais facilidade para encontrar vagas compatíveis com seus perfis e ainda poderão se qualificar gratuitamente com os cursos oferecidos em parceria com a Microsoft", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Dusi.