Diante da confirmação de novos casos de sarampo no Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras chama atenção da comunidade para a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo, uma doença altamente contagiosa que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, duas crianças foram diagnosticadas com sarampo no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Além disso, outros estados brasileiros e países da Europa e das Américas também registraram casos da doença.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, ressalta que intensificar a vacinação é o melhor caminho contra surtos. "É importantíssimo manter a adesão à vacina contra o sarampo. Essa é uma responsabilidade de todos; com a imunização, estamos protegendo a nossa saúde, da nossa família e de toda a população."
Quem deve se vacinar?
- Crianças aos 12 meses de idade, com a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Crianças aos 15 meses, com a Tetra Viral (que inclui varicela)
- Jovens e adultos até 59 anos que não tomaram a vacina ou completaram o esquema vacinal
- Profissionais da Saúde, Educação e Turismo devem estar com a vacinação em dia
A Secretaria de Saúde ressalta que a vacina é contraindicada para gestantes, pessoas com comprometimento imunológico e indivíduos com histórico de reações alérgicas graves. Além disso, a gravidez deve ser evitada por 30 dias após a aplicação do imunizante.