A Secretaria Executiva de Economia Solidária de Macaé informou que a compra com a moeda social Macaíba por meio do CPF está suspensa devido à manutenção no sistema. No entanto, os beneficiários ainda podem realizar suas compras normalmente utilizando o cartão Macaíba ou o QR-Code por meio do aplicativo E-Dinheiro Brasil.
De acordo com o secretário executivo de Economia Solidária, Raphael Couto, os beneficiários que não possuem o aplicativo instalado devem se dirigir a uma das três agências do Banco Macaíba para instalar com a ajuda da equipe. As agências estão localizadas no Centro, Barra de Macaé e no distrito de Córrego do Ouro, e oferecem atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Além disso, os beneficiários também podem retirar o cartão físico nas agências, apresentando o CPF e um documento oficial com foto. O aplicativo E-Dinheiro Brasil permite que os beneficiários acompanhem seu saldo, extrato e realizem compras de forma segura.
A Macaíba é uma moeda eletrônica local que atende a milhares de beneficiários em mais de 1.800 comércios cadastrados, e está sendo utilizada para o pagamento do Programa Municipal de Combate à Pobreza e às Desigualdades. O objetivo é diminuir a desigualdade, fortalecer o comércio de cada bairro, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento de Macaé