O Aeroporto de Heathrow, o maior da Europa e um dos mais movimentados do mundo, cancelou todos os voos de chegada e saída nesta sexta-feira (21) após um incêndio em uma estação de energia próxima ao aeroporto, no oeste de Londres. O apagão causado pelo incêndio afetou todas as operações do aeroporto, que fica fechado até as 23h59 do dia 21 de março.
A administradora do Heathrow disse que não sabe quando a energia será restaurada no local "de forma confiável". A previsão inicial era de que o aeroporto reabrisse a partir da meia-noite de sábado (22).
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) criticou o aeroporto internacional de Heathrow por não ter um plano B para a distribuição de energia. A British Airways, companhia britânica que é a principal operadora no Heathrow, recomendou que seus clientes não se desloquem para o aeroporto até novo aviso.
O incêndio, que começou nesta madrugada, deixou o Heathrow sem energia e afetou todas as operações do aeroporto. Dezenas de voos já foram desviados para outros aeroportos, e a Eurocontrol, agência que gerencia as operações de controle de tráfego aéreo em toda a Europa, disse em seu site de operações que nenhuma chegada estava sendo permitida em Heathrow devido à falta de energia.