Na última quarta-feira, dia 19 de março, o Procon Rio das Ostras e a Vigilância em Saúde de Rio das Ostras realizaram uma ação conjunta para averiguar um estabelecimento comercial no Âncora, suspeito de comercializar ilegalmente azeite e cigarros. A denúncia foi feita pela Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (Decon) ao Órgão de Defesa do Consumidor do Município.
De acordo com a Coordenadora Executiva do Procon de Rio das Ostras, Michele Mansur, a equipe de fiscais identificou a existência de um estabelecimento comercializando um azeite impróprio para consumo, proibido pelo Ministério da Agricultura e que pode causar sérios danos à saúde. Após a operação, o produto foi retirado de circulação.
A ação contou com a participação da Decon e da Delegacia do Consumidor de Rio de Janeiro, e a Coordenadora da Vigilância em Saúde do Município, Nirvana Braga, destacou a importância da ação conjunta. "Essa operação é conjunta. Os órgãos realmente trabalham em parceria e isso é fundamental. A Vigilância em Saúde deve retirar qualquer produto que cause danos à Saúde de todas as formas legais", completou.
Os produtos ilegais descobertos durante a ação foram encaminhados para a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (Decon) e para o Aterro Sanitário, com o apoio de viaturas da Secretaria de Segurança Pública do Município, para descarte. Ao final da operação, os fiscais da Vigilância Sanitária e os agentes do Procon de Rio das Ostras pediram adequações ao proprietário do estabelecimento comercial.