Lagoa de Araruama recebe atenção especial em reunião com secretário de Meio Ambiente
Prefeitos e representantes de cidades do entorno se reúnem para traçar ações de proteção e preservação
Por Kaká Amaral
Publicado em 20/03/2025 13:56
Região dos Lagos

Na tarde da última terça-feira (18), representantes das prefeituras das cidades do entorno da Lagoa de Araruama se reuniram com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Bernardo Rossi, no Rio de Janeiro. O encontro teve como objetivo principal traçar ações em conjunto para proteção da Lagoa de Araruama, um dos principais cartões-postais da região.

A reunião contou com a participação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Prolagos, além dos prefeitos de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), e de Iguaba Grande, Fabinho (CID), que também é presidente do Consórcio. Arraial do Cabo foi representada pelo secretário de Meio Ambiente, Jorge Oliveira.

Durante o encontro, o Consórcio apresentou ações futuras no entorno da laguna visando os cuidados com corpo hídrico. As iniciativas, junto com medidas adotadas por cada município e pela concessionária, serão base para a busca de soluções em conjunto entre os órgãos responsáveis pela proteção e monitoramento da laguna.

A Prolagos, concessionária responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da região, está investindo R$ 450 milhões em obras, sendo maior parte com foco no sistema de esgotamento sanitário. Entre as intervenções realizadas, se destaca a construção de mais 26 quilômetros de cinturão coletor ao redor da laguna, ampliando a barreira de proteção. A estrutura se soma aos 38 quilômetros de cinturão já existentes.

A concessionária também segue com a ampliação e modernização das estações de Tratamento de Esgoto (ETE), realizando intervenções nas unidades de São Pedro da Aldeia, que está em fase de conclusão, nas duas de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Com sete estações de tratamento e mais de cem estações de bombeamento de esgoto que compõe o sistema, a concessionária ajuda a evitar que cerca de cem milhões de litros de esgoto in natura sejam jogados por dia no meio ambiente.

Comentários