A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma ação descentralizada na Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva, no bairro Poço Fundo. O objetivo da iniciativa foi aproximar a comunidade escolar dos serviços socioassistenciais oferecidos pelo município.
Orientação e informação para a comunidade escolar
Durante a ação, os participantes receberam orientações sobre a importância e o funcionamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), CadÚnico e Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges). A programação contou com palestras e bate-papo interativo sobre os direitos sociais e os serviços disponíveis para as famílias aldeenses.
Fortalecimento de vínculos entre escola e CRAS
A coordenadora do CRAS Palmiro Gomes, Naiara Maciel Rios, destacou a importância do fortalecimento de vínculos entre escola e CRAS. "Essa iniciativa é fundamental para fortalecer os vínculos entre a escola e os serviços oferecidos pelo CRAS, visando sempre o bem-estar das nossas famílias e da comunidade", afirmou Naiara.
Aproximação dos serviços da comunidade
A diretora adjunta da unidade escolar, Márcia Cristina Pastor dos Santos, também falou sobre a iniciativa. "Esta ação foi muito relevante para esta comunidade localizada no bairro Poço Fundo", comentou. A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, ressaltou a importância das ações para a comunidade escolar. "Acreditamos que essas ações têm grande significado para a comunidade escolar. Poder disponibilizar os serviços de cada equipamento da SASDH na escola é uma forma de descentralizar as atividades, tornando-as mais acessíveis para todos", disse.
Presença de representantes dos serviços socioassistenciais
Também estiveram presentes no evento a coordenadora do CREAS, Leilane da Silva Batista Netto, e o assistente social do equipamento, Luiz Antonio, e representantes do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges).