Solar do Mellos promove reflexões sobre ditadura com Cinema Comentado
Programação de março destaca filmes dirigidos por mulheres e aborda temas de memória e resistência
Por Kaká Amaral
Publicado em 18/03/2025 13:38
Macaé

O Cinema Comentado, programação de março do Solar do Mellos, traz como tema central "Memória e Resistência", com a exibição de filmes que abordam os tempos sombrios da ditadura. Inspirado no mês da Mulher, todas as produções têm a direção assinada por mulheres cineastas, em longas nacionais que emocionam, impactam e fazem refletir.

"A memória que me contam" em destaque

Nesta quarta-feira (19), será a vez de "A memória que me contam", a partir das 18h30. A entrada é gratuita, sujeita à limitação do espaço. O filme, dirigido por Lucia Murat em 2013, retrata a história de um grupo de amigos que resistiram à ditadura militar, junto com seus filhos, enfrentando o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado. A classificação etária é de 14 anos.

Debates e reflexões

O Cinema Comentado propõe um debate após a exibição do filme, proporcionando um espaço para reflexão e troca de ideias. O curador do projeto, Gerson Dudus, explica que a temática foi pensada tendo em vista o relevante papel do filme brasileiro ganhador do Oscar, "Ainda estou aqui", de intensificar o sentimento de indignação e empatia pelos direitos que foram negados a todos.

"Os filmes escolhidos foram realizados durante a segunda década do século XXI, representando essa forte produção fílmica que questiona onde estamos e mostra a resistência na luta por justiça histórica", acrescenta Dudus.

Encerramento com "A Torre das Donzelas"

Na próxima quarta-feira (26), encerrando a programação, o Solar exibe "A Torre das Donzelas", de 2018, com o impressionante relato de mulheres que foram presas na década de 70, detidas no Presídio Tiradentes, em São Paulo. O filme tem classificação etária de 12 anos.

Informações e contato

Toda a programação oferecida pelo Solar é gratuita. Interessados em levar grupos ou obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone 22-2759-5049. O endereço é Rua Conde de Araruama, 248, Centro.

Comentários