Rio das Ostras foi escolhida pela Secretaria de Estado de Saúde para sediar a primeira qualificação de Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de 2025. A iniciativa, que visa aprimorar o trabalho de 167 profissionais, teve sua abertura na segunda-feira (17), com a presença de autoridades municipais e estaduais.
Qualificação para fortalecer o combate a doenças
O prefeito Carlos Augusto Balthazar destacou a importância da qualificação para a cidade, ressaltando o trabalho dos ACEs na proteção da população. "Sou grato a cada um de vocês, que atuam na linha de frente para proteger a nossa população. Trabalhamos para que vocês tenham a melhor qualificação possível. Nosso objetivo é resgatar a posição de Rio das Ostras entre as cidades com mais qualidade de vida do Estado e do País", afirmou o prefeito.
A coordenadora estadual de Vigilância Ambiental, Patrícia Meneguete, enfatizou a relevância da união entre Estado e municípios no combate aos vetores de doenças. "Este é um momento muito importante porque a Vigilância em Saúde precisa trabalhar em equipe. Vamos ficar aqui pelas próximas duas semanas, mas estaremos sempre à disposição do prefeito, secretário, dos técnicos e de toda a população", disse Meneguete.
Curso abrangente e prático
A qualificação, que terá duração de duas semanas, será ministrada por técnicos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado, alguns com mais de 30 anos de experiência na área. Os agentes receberão informações sobre zoonoses e vetores, incluindo os mosquitos causadores das arboviroses (dengue, zika, chikungunya, febre amarela e febre Oropouche), com foco no manejo, identificação e eliminação de criadouros. Também participarão de treinamento prático em áreas críticas do município.
Reforço no combate às endemias
Além da capacitação, Rio das Ostras recebeu do Estado 80 bolsas completas com materiais utilizados pelos ACEs nas visitas domiciliares, incluindo larvicida, pipeta, prancheta e bandeira de identificação.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Rio das Ostras e do Governo do Estado com a saúde da população e o combate às endemias.