Cabo Frio Planeja Trilha Suspensa na Duna Boa Vista para Turismo Sustentável
Projeto busca preservar patrimônio ambiental e histórico, além de inibir práticas ilegais na região
Por Kaká Amaral
Publicado em 17/03/2025 13:42
Cabo Frio

A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio está articulando, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e à Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul, um projeto para a construção de uma trilha suspensa com parapeitos e um mirante na Duna Boa Vista, localizada na Praia do Forte.

Visitação sustentável e segurança

A proposta tem como objetivo permitir uma visitação sustentável na área, que é uma importante zona de proteção ambiental e patrimônio tombado. Além de fomentar o turismo ecológico, a iniciativa também pretende inibir práticas prejudiciais ao local, como furto, depredação do patrimônio, uso de entorpecentes e violência.

Aprovação do Iphan

Durante reunião com o Iphan, foi apresentado um esboço do projeto para avaliação do órgão. O objetivo é que o Iphan faça sugestões e apontamentos para possíveis modificações. "Após recebermos esse retorno, poderemos dar continuidade ao projeto dentro das secretarias envolvidas", explicou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.

Preservação e valorização

A trilha suspensa será uma estrutura elevada que permitirá o deslocamento de visitantes sem contato direto com o solo. Essa técnica é amplamente utilizada em áreas de preservação ambiental, pois reduz o impacto humano sobre a vegetação e os ecossistemas sensíveis.

"A presença ativa do poder público nesses espaços verdes é essencial para sua preservação e valorização. Essa ação integra os esforços contínuos da Prefeitura de Cabo Frio para promover o uso consciente e sustentável das áreas naturais do município", destacou o secretário.

Comentários