Macaense Conquista Vagas no Mundial e Panamericano de Canoa Polinésia
Atleta José Ricardo da Silva Onofre se destaca em campeonato brasileiro e garante presença em competições internacionais
Por Kaká Amaral
Publicado em 17/03/2025 13:24
Macaé

O atleta macaense José Ricardo da Silva Onofre brilhou no Campeonato Brasileiro de Va'a (Canoa Polinésia) de longa distância V6, realizado em Ilhabela (SP), entre os dias 7 e 9 de fevereiro. Ele conquistou o 1º lugar na equipe Mista - categoria jr.19 Multiclubes e o 2º lugar na V6 equipe masculina - categoria Jr.19 Multiclubes, garantindo vagas para representar o Brasil no Mundial de Va'a e no Panamericano de Va'a 2025.

Bolsa Atleta e apoio da treinadora

Ricardinho, como é conhecido, é um dos atletas contemplados pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé. "A bolsa ajuda bastante para a nossa alimentação, na compra de equipamentos e com viagens de curtas distâncias, tem sido uma importante contribuição para o meu rendimento", disse o atleta. Sua treinadora, Ana Moraes, também é beneficiada pelo programa.

Ana Moraes, que treina Ricardinho desde os 14 anos, destaca a relação especial entre eles: "Nossa relação transcende a prática do esporte, somos verdadeiramente ohana (família)". A treinadora, que faz parte do Clube Loko Va'a, com bases no Mirante da Lagoa e na Praia de Imbetiba, ressalta o apoio do clube no crescimento do atleta.

Próximos desafios e sonho de ser campeão mundial

Ricardinho se prepara para o Campeonato Brasileiro de Longa Distância V1, V1R, V2R e V3, que será realizado em Salvador (BA), de 28 a 30 de março. A competição servirá como classificatória para o Panamericano de Va’a 2025, em Rapa Nui, no Chile, em novembro, e para o Mundial de Va’a 2025, que acontecerá na Praia de São Francisco, em Niterói, de 13 a 21 de agosto.

Além dessas competições, o atleta disputará o Aloha Spitit Saquarema - Gram Slam, em maio, e a 1ª etapa do Estadual de Va'a RJ, também em maio.

Apesar de estar cursando o ensino médio e o técnico em Mecânica no Senai, e ter planos de cursar Engenharia Mecânica, Ricardinho não esconde o sonho de ser campeão mundial: "ser campeão mundial é uma meta

Comentários