A Prefeitura de São Pedro da Aldeia renovou a parceria com a Marinha do Brasil para a realização do Programa Forças no Esporte (PROFESP) em 2025. A iniciativa, que visa promover a inclusão social e a cidadania através do esporte, atenderá mais de 150 alunos de duas escolas municipais: E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Cívico-Militar (Fluminense) e E. M. Antonio Vaz da Silva (Recanto do Sol).
Expansão do programa:
As reuniões de alinhamento entre a Secretaria Municipal de Educação e a Marinha do Brasil acontecem desde fevereiro, com o objetivo de definir a logística e o planejamento das ações para o ano letivo de 2025. O programa, organizado pela Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), terá início já neste mês de março.
Esporte e educação:
A secretária de Educação, Danielle Corrêa, destacou a importância da parceria com as Forças Armadas para oferecer esporte e educação aos alunos da rede municipal. "Somos muito gratos à equipe do PROFESP por proporcionar aos nossos alunos momentos únicos de aprendizado e novas perspectivas. Agradecemos a todos os envolvidos e desejamos que nossos alunos aproveitem essa oportunidade de crescimento. Seguimos investindo no futuro por meio da educação e do esporte", afirmou Danielle Corrêa.
Impacto positivo:
A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, ressaltou o impacto positivo do PROFESP na vida dos alunos. "O PROFESP é um programa simplesmente maravilhoso. Ele vai além das modalidades esportivas, é um divisor de águas na vida dos alunos contemplados", comentou Maria Regina Rosa.
Inclusão social:
O Programa Forças no Esporte é destinado a crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, através do acesso a atividades esportivas e sociais no contraturno escolar, dentro de organizações militares.