QUEM É RYAN COOGLER, DIRETOR DE “PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE”?
21/11/2022 23:31 em Novidades

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” está em cartaz nos cinemas! O longa-metragem de ação volta a se aventurar no reino de Wakanda, onde uma nova ameaça surge de uma oculta nação submarina chamada Talokan.

 

Quem está na frente da produção é Ryan Coogler, mesmo diretor de “Pantera Negra” (2018), primeiro filme do reino africano que fez bastante sucesso entre a crítica e o público. Conheça mais sobre o nome por trás do novo filme da Marvel Studios.

 

Onde tudo começou

Danai Gurira e Ryan Coogler nos bastidores de Pantera Negra

 

Ryan Coogler nasceu em 23 de maio de 1986, em Oakland, Califórnia. Enquanto jovem, foi um atleta notável, fazendo atletismo e jogando futebol americano. Começou sua faculdade no Saint Mary's College da Califórnia, em Moraga, pretendendo estudar química e praticar esportes. Após ser incentivado a fazer um curso de redação criativa, Coogler foi elogiado pelo professor, o que o encorajou a seguir nesta área.

 

 

 

Depois que o Saint Mary's cancelou seu programa de futebol em março de 2004, ele ganhou uma bolsa para jogar no estado de Sacramento. Na cidade, se formou em finanças e, após a graduação, frequentou a Escola de Artes Cinematográficas da USC, onde fez uma série de curtas-metragens

 

 

 

Ryan Coogler também trabalha desde os 21 anos como conselheiro de jovens encarcerados no Juvenile Hall de São Francisco, além de ser o membro fundador e apoiador da campanha Blackout For Human Rights, comprometida em lidar com violações raciais e de direitos humanos que ocorrem nos Estados Unidos. 

 

 

Carreira no cinema

 

Ryan Coogler e Chadwick Boseman nos bastidores de Pantera Negra

 

Apesar de sua curta carreira, Ryan Coogler já é um cineasta muito renomado. Seu primeiro longa-metragem foi “Fruitvale Station: A Última Parada” (2013), pelo qual recebeu diversas premiações. Após isso, dirigiu outras produções de grande sucesso, como “Pantera Negra” (2018) e “Creed: Nascido para Lutar” (2015). Como produtor, participou também do premiado “Judas e o Messias Negro” (2021) e de “Space Jam: O Último Legado” (2021). Atualmente faz parte da roteirização e produção de “Creed III”. 

 

 

 

Já em “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, Coogler é diretor e roteirista da produção. Ele destaca que este é um filme com focos diferentes do primeiro. “Nós ficamos muito empolgados em explorar a relação entre a Ramonda e a Shuri. O primeiro filme tem muito da dinâmica pai e filho – tanto o protagonista quanto o antagonista tiveram que lidar com a mudança depois que seus pais faleceram. Este filme tornou-se uma história com a maternidade como tema. Muitas vezes as mães têm que continuar sendo mães em situações difíceis”, comenta.

 

 

“Pantera Negra: Wakanda para Sempre” já está em cartaz nos cinemas de todo o país.

 

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE