VEJA OS VENCEDORES DO PRÊMIO MULTISHOW 2022
19/10/2022 05:24 em Música

Uma das premiações mais esperadas pelos fandons brasileiros é o Prêmio Multishow. A 29ª edição aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu grandes artistas da música nacional. Os apresentadores da vez foram Marcos Mion, Gloria Groove e Linn da Quebrada.

A 29ª edição do Prêmio Multishow reforçou a relação entre fãs e artistas, enaltecendo o laço entre eles e promovendo encontros inesquecíveis durante a cerimônia. Com ativações e dinâmicas que trabalhavam o conceito fan-centric, a maior premiação de música do país revelou os vencedores das 13 categorias disputadas na grande noite. O trio formado por Marcos Mion, Linn da Quebrada e Gloria Groove fez as honras e comandou a festa, realizada no Rio de Janeiro.

Vencedores
 

O primeiro prêmio da noite foi para Ana Castela, que levou o troféu de Revelação do Ano. Os artistas Bala Desejo, Jovem Dionísio, Mari Fernandes, Nattanzinho, Rachel Reis, Tasha & Tracie e Urias disputaram a categoria.

 

Em seguida, o público conheceu o vencedor da Dupla do Ano. Maiara & Maraísa foram as escolhidas da noite para levar pra casa o título. Anavitória, Diego & Victor Hugo, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan e Tasha & Tracie e YOÙN estavam na disputa.

 

A terceira categoria a ser revelada foi Grupo do Ano, e Lagum levou a melhor na disputa com Jovem Dionísio, Afrocidade, Bala Desejo, Black Pantera, Gilsons, Grupo Menos é Mais e Raça Negra.

 

Na sequência, os vencedores das categorias técnicas foram anunciados. Ao contrário das categorias de voto popular, os membros da Academia Prêmio Multishow avaliaram e decidiram os artistas que levaram os troféus de Instrumentista do Ano, Produtor Musical do Ano e Capa do Ano. Pretinho da Serrinha foi o escolhido para levar o prêmio de Instrumentista do Ano, enquanto Papatinho e Fé - IZA, foram os vencedores nas categorias Produtor Musical do Ano e Capa do Ano, respectivamente.

 

As homenagens seguiram e Junior Lima subiu ao palco da premiação para revelar o grande vencedor da categoria Show do Ano. Alexandre Pires e Seu Jorge foram os escolhidos para carregar o título, que teve Caetano Veloso, Djonga, Emicida, Jão, Ludmilla, Marisa Monte e Thiaguinho na disputa.

 

A categoria Voz do Ano, novidade na edição, foi anunciada na sequência. Em substituição das categorias Cantor e Cantora do Ano, ela passa a integrar a cerimônia para celebrar os artistas sem distinção de gênero. Gloria Groove e Mion anunciaram Gloria Groove como vencedora da noite, em disputa com Anitta, IZA, Jão, Liniker, Ludmilla, Luísa Sonza e Marisa Monte.

 

O grande sucesso Maldivas de Ludmilla foi coroado como Hit do Ano. A música foi a mais votada pelo público, que também tinha na disputa “Acorda Pedrinho” de Jovem Dionísio, “Dançarina” de Pedro Sampaio e MC Pedrinho, “Desenrola Bate Joga de Ladin”, de L7nnon, Os Hawaianos e part. DJ Biel do Furduncinho, além de “Envolver” de Anitta, “Idiota” de Jão. “Malvadão 3” de Xamã, Gustah e Neo Beats e “Vermelho” de Gloria Groove.

 

As categorias finais foram anunciadas. LUME de Filipe Ret foi o escolhido para levar o troféu de Álbum do Ano, disputando com Lady Leste - Gloria Groove, Numanice #2 - Ludmilla, Pirata - Jão, Pra Gente Acordar - Gilsons, QVVJFA? - Baco Exu do Blues, Sobre Viver - Criolo e Versions of Me - Anitta. “Envolver” de Anitta foi revelada como Música do Ano na disputa com “Acorda Pedrinho” - Jovem Dionísio, “Desenrola Bate Joga de Ladin” part. DJ Biel do Furduncinho - L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD, “Envolver” - Anitta, “Fé” - IZA. “Maldivas” - Ludmilla, “Malvadão 3” - Xamã, Gustah e Neo Beats, “Vampiro” - Matuê, WIU e Teto e “Vermelho” - Gloria Groove.

 

Já a categoria Clipe TVZ do Ano teve a votação realizada na mesma noite da premiação. No Twitter, os internautas escolheram “Boys Don’t Cry” de Anita como a grande vencedora da noite, que fez uma dobradinha, disputando também “Envolver”.Gloria Groove entrou na disputa comm “A Queda” e “Vermelho”, Jovem Dionísio concorreu com “Acorda Pedrinho”, enquanto Iza disputava com “Fé”, Luiza Sonza com “Cachorrinhas” e Jão com “Idiota”.

 

E é claro que os fãs também seriam homenageados na grande noite. Os Anitters, fã-clube de Anitta, foi o grande vencedor da noite, na categoria inédita criada para homenagear os grandes protagonistas da premiação.

 

Musicais

 

Repleto de atrações imperdíveis, os musicais da 29ª edição do Prêmio Multishow deram o que falar. Ludmilla foi a primeira artista a subir ao palco em uma performance de tirar o fôlego. A Rainha da Favela desembarcou de um avião e deixou convidados e espectadores nas nuvens com sua apresentação, em formato de medley que celebrou os 10 anos de carreira. No embalo do sertanejo, Diego & Victor levaram o ritmo ao palco do prêmio. A dupla agitou o público em uma performance com muita sofrência, do jeitinho que o brasileiro gosta!

 

E falando em virais, é claro que L7nnon com participação de Bianca e Biel do Furduncinho marcaram presença na premiação. Com o hit que tá na boca do povo, o trio subiu ao palco ao som de “Ai Preto” e não deixou ninguém parado! A performance de L7nnon contou ainda com os clássicos “Freio da Blazer” e “Gratidão”.

 

O Prêmio Multishow promoveu ainda um encontro inesquecível entre a Rainha do Carimbó e uma das maiores revelações da música brasileira dos últimos tempos. Dona Onete e Liniker cantaram Banzeiro, música de autoria da artista paraense e que ficou marcada como um dos melhores momentos da premiação.

 

A menina de vermelho, que assumiu função dupla na noite, também performou no palco da maior premiação de música brasileira. Gloria Groove incendiou a noite em sua performance, que contou com um medley de Lady Leste, álbum que lhe rendeu 7 indicações nas categorias.

 

Outro encontro memorável foi o de Planet Hemp e Criolo. Após um hiato de 22 anos, a banda carioca recebeu Criolo para a performance de “Distopia”, música recém lançada e que já anuncia o futuro álbum entre os dois. A braba também entrou na onda e desta vez, retornou ao palco da premiação em uma performance que foge do habitual que costuma entregar. Em um cenário repaginado, Luísa Sonza fez um medley em uma pegada mais romântica e surpreendeu o público presente.

 

O dono da voz mais icônica do pagode também celebrou sua carreira na premiação. Clássicos como Falta Você, Deixa Tudo Como Tá, Travessia, Um Dia De Domingo, Palco, Final Feliz e Sou O Cara Pra Você integraram o medley de Thiaguinho, que comemorou a trajetória de 20 anos em cima dos palcos.

 

A eterna Elza Soares foi homenageada à altura. Linn da Quebrada e Larissa Luz emocionaram ao celebrar uma das maiores artistas de todos os tempos. Fãs da artista, as duas se uniram no palco da cerimônia para relembrar Elza Soares, que faleceu em janeiro deste ano.

 

Jão e IZA encerram a noite com duas performances igualmente eletrizantes. Enquanto a carioca agitou ao som de Mole, Mó Paz e Droga, o paulista cantou dois de seus maiores sucessos: Meninos e Meninas e Idiota, encerrando a noite em grande estilo.

 

 

Sobre esta edição

 

O conceito da edição de 2022 não poderia ser mais especial. “Mais perto do que nunca” celebra o poder dos fãs e os eleva à condição de protagonistas, ao lado de seus artistas favoritos. O tema foi desenvolvido a partir de insights gerados pela pesquisa que o Multishow fez em parceria com a Futures United (Box1824), que analisou tendências e entrevistou stakeholders com foco em diversidade e multiculturalidade. O conceito tem desdobramentos em toda esta edição, e a marca vai promover experiências para os fãs, tanto presencialmente, quanto ao longo da transmissão, na TV e no digital, incluindo o retorno da plateia depois de dois anos de restrições.

 

 

Confira a lista completa de vencedores:

Música do Ano:

Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio
Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) – L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD
Envolver – Anitta *VENCEU
Fé – IZA
Maldivas – Ludmilla
Malvadão 3 – Xamã, Gustah e Neo Beats
Vampiro – Matuê, WIU e Teto
Vermelho – Gloria Groove

Grupo do Ano:

Jovem Dionísio
Afrocidade
Bala Desejo
Black Pantera
Gilsons
Grupo Menos é Mais
Lagum *VENCEU
Raça Negra

Dupla do Ano:

Anavitória
Diego & Victor Hugo
Henrique & Juliano
Jorge & Mateus
Maiara & Maraisa *VENCEU
Matheus & Kauan
Tasha & Tracie
YOÙN

Álbum do Ano:

Lady Leste – Gloria Groove
LUME – Filipe Ret *VENCEU
Numanice #2 – Ludmilla
Pirata – Jão
Pra Gente Acordar – Gilsons
QVVJFA? – Baco Exu do Blues
Sobre Viver – Criolo
Versions of Me – Anitta

Revelação do Ano:

Ana Castela *VENCEU
Bala Desejo
Jovem Dionísio
Mari Fernandes
Nattanzinho
Rachel Reis
Tasha & Tracie
Urias

Artista do Ano:

Anitta
Gloria Groove
Gusttavo Lima
Jão
João Gomes
L7nnon
Ludmilla
Luísa Sonza

Voz do Ano:

Anitta
Gloria Groove *VENCEU
IZA
Jão
Liniker
Ludmilla
Luísa Sonza
Marisa Monte

Show do Ano:

Alexandre Pires e Seu Jorge *VENCEU
Caetano Veloso
Djonga
Emicida
Jão
Ludmilla
Marisa Monte
Thiaguinho

Hit do Ano:

Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio
Dançarina – Pedro Sampaio e MC Pedrinho
Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) – L7nnon, Os Hawaianos e DJ
Envolver – Anitta
Idiota – Jão
Maldivas – Ludmilla *VENCEU
Malvadão 3 – Xamã, Gustah e Neo Beats
Vermelho – Gloria Groove

Clipe TVZ do Ano:

A Queda – Gloria Groove
Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio
Boys Don’t Cry – Anitta *VENCEU
Cachorrinhas – Luísa Sonza
Envolver – Anitta
Fé – IZA
Idiota – Jão
Vermelho – Gloria Groove

CATEGORIAS TÉCNICAS

Instrumentista do ano:

Amaro Freitas
Castilhol
Hamilton de Holanda
Jonathan Ferr
Kiko Dinucci
Mateus Asato
Pretinho da Serrinha *VENCEU
Silvanny Sivuca

Capa do Ano:

Fé – Iza *VENCEU
Fúria – Urias
Lady Leste – Gloria Groove
LUME – Filipe Ret
Portas – Marisa Monte
QVVJFA? – Baco Exu do Blues
Urucum – Karol Conka
Versions of Me – Anitta

Produtor Musical do Ano: 

Eduardo Pepato
Pablo Bispo
Papatinho *VENCEU
Prateado
Pupillo
Rafinha RSQ
Ruxell no Beat
Vhoor

 

*Fandom é um termo usado para se referir a uma subcultura composta por fãs caracterizados pela empatia e camaradagem por outros membros da comunidade que compartilham gostos em comum. Um fandom pode surgir ao redor de qualquer área de interesse ou atividade.

 

COMENTÁRIOS