Uma construção de 38 m² feita em menos de 24 horas é mais uma das maravilhas da impressão 3D. O projeto das empresas Apis Cor e PIK tomou forma na cidade de Stupino, na Rússia, e foi apresentado na última semana.
Segundo a empresa, a tecnologia permite que sejam criadas casas de qualquer forma em qualquer lugar. No caso deste projeto, o maior desafio foi o clima do inverno russo conhecido por suas temperaturas negativas.
“A estrutura original de concreto ‘impresso’ só é possível em temperaturas acima de 5ºC, então foi criada uma estrutura especial para construir a casa neste clima. A ‘impressora’, no entanto, opera em temperaturas até – 35ºC”, diz o comunicado oficial.
O teto é plano para suportar a quantidade de neve característica do inverno local e a estrutura da casa é arredondada. O custo final da obra, contando o uso da impressora, os materiais de construção e o projeto em si ficou em US$ 10134 (cerca de R$ 31,5 mil).
Como a impressora dá conta de toda a estrutura da casa, a empresa afirma que há uma economia de 70% comparada às técnicas tradicionais. Outra boa notícia é que a construção deve durar 175 anos, segundo estimativa da empresa.
FONTE: UOL NOTÍCIAS em 06/03/2017 às 09h03