Nova Estação de Tratamento de Água é inaugurada pela Rio+Saneamento
08/04/2024 23:14 em Novidades

Nova Estação de Tratamento de Água é inaugurada pela Rio+Saneamento e marca o cenário de abastecimento em Rio das Ostras

Ampliação da ETA Rio Dourado foi entregue nesta segunda-feira, dia 8

Mais um marco importante na reestruturação do sistema de abastecimento de Rio das Ostras foi consolidado na manhã desta segunda-feira, dia 8. A Rio+Saneamento inaugurou a nova Estação de Tratamento de Água (ETA Rio Dourado), unidade que integra o sistema que abastece o município e que foi ampliada para garantir maior capacidade de produção e melhor distribuição de água para a população.

A cerimônia contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche; do presidente da Rio+Saneamento, Leonardo Righetto; do superintendente regional da Rio+Saneamento, Christian Portugal; além de representantes da Agenersa, da Prefeitura e Câmara Municipal de Rio das Ostras, entre outras autoridades municipais e estaduais.

Durante a inauguração, o presidente Leonardo Righetto destacou que esse é um dia histórico no cenário do saneamento básico em Rio das Ostras. Na ocasião, a concessionária entregou a construção da adutora do Contorno, com 12 km de extensão concluídos, a ampliação da Estação de Tratamento de Água, dentre as ações de melhorias da captação de água no Rio Macaé (Captação Ponte do Baião). Essas obras são as etapas mais importantes do projeto da concessionária para o município, que vai beneficiar mais de 150 mil moradores.

“Esse momento marca a história do saneamento básico de uma das principais cidades da Região dos Lagos. Nós destinamos para Rio das Ostras mais de R$ 60 milhões, para ampliação de todas as etapas do processo de tratamento e distribuição, ou seja, para essas grandes obras e outras intervenções para melhorias do sistema, e com elas nossa capacidade de produção terá um aumento de água, que a partir de agora vão abastecer toda a cidade e por todo o ano, principalmente nos períodos de grande demanda como o verão, em que há um fluxo maior de pessoas pela cidade”, disse o presidente.

Righetto ainda informou que agora a concessionária está concentrando os investimentos no município com obras de extensões de rede de abastecimento, a substituição de redes antigas em diversos bairros, e com o combate às perdas de água, que também é outro projeto importante nesse processo. “Contamos com cerca de 100 pessoas no programa Água de Valor, trabalhando exclusivamente nessa atividade dentro da cidade. Tivemos um percurso difícil, mas teremos um futuro com mais volume de água e qualidade de vida para toda a população de Rio das Ostras”, concluiu.

Após conhecer as instalações da ETA Rio Dourado, o governador Cláudio Castro reforçou a importância da região e do trabalho desenvolvido pela Rio+Saneamento em Rio das Ostras e outras cidades atendidas.

“Quando pensamos em fazer essa concessão foi um processo muito complexo, mas a importância maior aqui é poder levar água para a casa das pessoas, dar dignidade à população, principalmente a do interior do estado. Tratamos aqui a perspectiva de um bem essencial e que agora vamos universalizar, que é a água. Parabenizo o grupo Águas do Brasil e a Rio+Saneamento, pois a entrega dessas obras hoje na cidade de Rio das Ostras é uma transformação na vida das pessoas”, declarou o governador.

 

Obras realizadas

A ampliação da Estação de Tratamento de Água é mais um avanço importante no projeto desenvolvido para o sistema de abastecimento de Rio das Ostras. Entre as intervenções, a ETA teve sua capacidade de tratamento aumentada com a instalação de quatro novos módulos metálicos, integrando um processo importante de produção na unidade. Com essa ampliação, a Estação passa a produzir mais água, elevando a capacidade de produção de 320 l/s para 600 l/s.

Além dos floculadores e dos decantadores, responsáveis pela remoção de partículas sólidas presentes na água bruta, a Rio+Saneamento construiu mais três filtros em concreto armado, que também ajudam a aumentar a capacidade de produção, e uma nova ilha de armazenagem destinada aos produtos químicos para tratamento da água. A concessionária ainda instalou quatro conjuntos de geradores de energia na Estação, para garantir mais segurança operacional e estabilidade no sistema, que permanece operacional, mesmo em caso de falta de energia na cidade.

Além da ampliação da ETA, o projeto reúne a construção da nova adutora do Contorno, a substituição de cinco bombas da Elevatória de Água Tratada, duas novas bombas flutuantes na Captação, novos motores e inversores, ambas as etapas já concluídas este ano, além de um grande reservatório e de duas estações de bombeamento.

 

COMENTÁRIOS