Priscilla canta o poder das mulheres em “Elemento X”
27/12/2023 14:25 em Música

A cantora Priscilla continua curtindo e ao mesmo tempo apostando em sua nova fase artística, inaugurada há pouco mais de um mês com a retirada do sobrenome Alcântara e o mergulho num tipo de música pop mais próxima do estilo de Anitta e Ludmilla do que de Ivete Sangalo. Após bons números alcançados com o single de estreia “Quer Dançar” (feat. Bonde do Tigrão) — só no YouTube são mais de 3,6 milhões de visualizações — e por “Fã Incubado”, a cantora segue levando a bandeira que simboliza a força do universo feminino.

No último fim de semana, chegou aos aplicativos “Elemento X”, terceira faixa do álbum com lançamento marcado para o próximo ano. “Tal qual o professor Utônio, de ‘Meninas Superpoderosas’, Priscilla faz de sua casa e dos encontros com o produtor Carlos Bezerra, um verdadeiro laboratório de beats, voz, ritmos, comportamento, moda, além de tudo que envolve a cultura pop”, destaca a equipe da cantora no press release.

Nesta faixa especificamente, o processo criativo contou com o pitaco da irmã mais velha. Sempre muito presente no desenvolvimento do álbum, Alyne sugeriu à artista que resgatasse desenhos animados. A sugestão foi acatada imediatamente e o líquido usado em Docinho, Florzinha e Lindinha dá origem à dançante e reflexiva “Elemento X”. A letra reforça a importância da mulher  em reconhecer sua força e canalizar a própria história. “Eu queria muito escrever sobre empoderamento feminino. Logo me veio ‘As Meninas Superpoderosas’, um dos meus desenhos favoritos. Resgatei frases da vinheta do desenho e comecei a escrever a partir disso”, afirma a cantora.

A faixa recebeu inúmeros tratamentos até chegar à sonoridade final. Inicialmente, a versão tinha uma base de hip-hop que não agradava aos ouvidos de toda equipe da artista. “Eu sabia que a música tinha uma força pela temática e pedi pro Carlos [Bezerra] não tirá-la do álbum”, relembra sobre a insistência em convencer a equipe sobre a aposta. A versão final traz por exemplo elementos percussivos do pagode baiano, gravados por Cara de Cobra, músico de Ivete Sangalo. “Quando ele devolveu o que pedi, mudou tudo. Essa música passou de excluída para single”, relembra.

“‘Elemento X’ fortalece a ideia de que a luta das mulheres por equidade e respeito na sociedade, que vem desde muito tempo, não pode afrouxar. No entanto, diferentemente das bruxas perseguidas na Idade Média, até as sufragistas que foram às ruas para conquistar o direito ao voto, hoje o combate à estrutura patriarcal pode ser discutido em todos ambientes e de maneira leve e acolhedora. O novo single permite que todos se joguem na pista para dançar e refletir sobre o processo que trouxe as mulheres até aqui já pensando nas próximas conquistas. Representa a liberdade em falar abertamente sobre as vontades, necessidades e escolhas que, em uníssono, eleva a potência da luta feminista. Tudo de maneira leve, bela e acolhedora”, assinala o press release.

Confira o vídeo de “Elemento X”, com a cantora Priscilla:

 

 

COMENTÁRIOS