FEBRE AMARELA - RIO DAS OSTRAS - LOCAIS DE VACINAÇÃO
17/03/2017 11:37 em Saúde

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras já está preparada para a campanha de vacinação contra a Febre Amarela. A vacinação começa neste sábado, dia 18, e domingo, 19, de 8h às 17h, em todos os postos de saúde, Clínica da Família e no Coga, que fica na Unidade Nilson Marins, em Cidade Beira Mar. Os postos seguirão durante a semana oferecendo as doses até que todos os moradores que estão dentro do público-alvo da campanha sejam imunizados. 
A vacinação será antecipada na sexta-feira, dia 17, de 9h às 17h, para os moradores do Mar do Norte, Rocha Leão, Cantagalo, Recanto, Cidade Praiana e Palmital nas unidades de saúde destas localidades. Moradores do Palmital podem buscar o posto de Cidade Praiana ou do Recanto para se imunizar. Essas localidades são consideradas de maior risco pela proximidade com as áreas rurais e de floresta. 

PÚBLICO ALVO - Devem se vacinar todas as pessoas que estão dentro do público-alvo da campanha: pessoas de 9 meses até 60 anos . 
Não devem ser vacinadas as gestantes e mulheres que estão amamentando. Também não devem receber a dose pessoas com imunodeficiência (como, por exemplo, pacientes com câncer ou HIV). 
A Secretaria de Estado de Saúde destacou que não precisa se vacinar quem já se imunizou contra a doença nos últimos 10 anos. 
Para receber a vacina, os menores de idade têm que levar a caderneta de vacinação. Os maiores de idade precisam apresentar um documento de identificação com foto. 

FEBRE AMARELA - A Febre Amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Flavivírus, cujos principais sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios e icterícia (pele e olhos amarelados). É transmitida pela picada dos mosquitos do gênero Haemogogus e Sabethe, na área silvestre, e nas cidades, pelo mosquito Aedes Aegypti. A Febre Amarela é endêmica em Estados como Maranhão, Bahia, Minas Gerais e outros. O Estado do Rio de Janeiro não é área endêmica para Febre Amarela. 

Mais informações sobre a doença e a campanha podem ser obtidas no site da Secretaria Estadual de Saúde http://www.saude.rj.gov.br/ ou pelo telefone 22 2771-6817.

 

 

FONTE: PREFEITURA DE RIO DAS OSTRAS

COMENTÁRIOS